19 de abril | 2020

Estudo de possível demissão de professores ACTs dita por Cunha repercute na internet

Compartilhe:

REPERCUSSÃO DA ENTREVISTA!       Na internet extraíram trecho isolado de fala para jogar professores contra o prefeito.

Jornalista afirmou na quinta-feira: “Perguntei se o ACTs que são temporários também entrariam no corte? Eu que levantei a lebre, ele apenas respondeu que ‘tudo o que fosse necessário cortar para poder economizar iria ser cortado”.

De quase duas horas de entrevista concedida pelo prefeito Fernando Cunha para a rádio Cidade, na terça-feira, 14, internautas que estão pontuando como opositores ao seu governo, sacaram apenas um trecho, fora do contexto geral, para criar um verdadeiro Fake News e dar a entender que já estava decidido, que o prefeito iria demitir cerca de 200 professores contratados temporariamente.

A manifestação capciosa repercutiu durante os dias posteriores obrigando o jornalista José Antônio Arantes a explicar como se deram os fatos, por várias vezes, durante o programa Cidade em Destaque, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11 às 12 horas pelo Facebook, Youtube e pelos 98,5 Mhz da Rádio Cidade.

R$ 30 MILHÕES DE  QUEDA DE ARRECADAÇÃO

O texto sacado do programa mostrava que o prefeito, após falar sobre a queda de arrecadação que e dizer que tinha orientado a todos os secretários para cortarem tudo o que fora possível que não fosse essencial, foi perguntado pelo jornalista sobre os ACTs e Cunha teria respondido que iria consultar seus secretários e que se não fossem necessários seriam sim exonerados.

Em dia posterior, o prefeito ainda chegou a argumentar que os ACTs são contratados temporariamente para atender a ausência de concursados e que não justificaria a manutenção destes se as escolas não fossem voltar a funcionar.

O jornalista, José Antônio Arantes, entretanto, no programa da quinta-feira, chegou a comparar o caso dos médicos da Itália e Alemanha que tiveram que optar entre salvar os pacientes mais velhos ou os mais novos pela deficiência de equipamento e que o prefeito estaria neste dilema, ou corta o que pode cortar para manter em dia com os concursados, a saúde e outras necessidades do município, ou teria que optar por não pagar todos e cuidar só da saúde.

VAI TER QUE OPTAR ENTRE MANTER O MÁXIMO POSSÍVEL ECONOMIZANDO O MÁXIMO POSSÍVEL

“Ele vai chegar a um ponto que vai ter que optar por causar o menor estrago possível, então se ele tiver que exonerar os ACTs, irá exonerar, mas isso não está decidido, o prefeito não afirmou que já iria fazer isso. Ele está ainda pedindo estudos para Secretaria de Administração, que é a que cuida do RA, para Secretaria de Finanças, o jurídico, para ver se pode, etc”, destacou.

E o jornalista continuou: “Ele só citou isso porque perguntei para ele. Quer dizer então que quem colocou ele na fria fui eu. Ele nem estava pensando nisso. Perguntei se o ACTs que são temporários também entrariam no corte. Levantei a lebre, ele apenas respondeu que ‘tudo o que fosse necessário cortar para poder economizar iria ser cortado’. Foi isso que ele falou”, concluiu.

Na sexta-feira, no entanto, a secretária da Educação acabou emitindo comunicado avisando que, os alunos voltariam às aulas continuando em casa e os professores, das escolas, passando as tarefas para que fossem resolvidas nas residências, incluindo os ACTs, portanto, eliminando aí a possibilidade de demissão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas