04 de outubro | 2011

Envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas já podem registrar ocorrência pela Internet

Compartilhe:


Os motoristas que se envolverem em acidentes de trânsito sem vítimas já podem registrar a ocorrência pela internet. Para tanto, basta acessar o site da Delegacia Eletrônica, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (www.ssp.sp.gov.br/bo). Com o serviço, que começou a funcionar na segunda-feira desta semana, dia 3, em todo o Estado, o motorista não precisa mais comparecer obrigatoriamente a uma unidade da Polícia Militar.

O boletim pode ser feito de qualquer computador. Pelo site, a população também pode registrar outras ocorrências como furto de veículos, desaparecimento de pessoas, furto ou perda de documentos, furto ou perda da placa de veículos, além de comunicar o encontro de pessoas desaparecidas. O internauta também pode acompanhar e realizar complementações no boletim eletrônico.

Segundo o delegado do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior-5, área de Rio Preto, Raymundo Cortizo Sobrinho, como não há vítimas, a ocorrência não entra na área criminal e sim na cível, para o pagamento de seguros, por exemplo.

Por isso, também segundo o delegado, não há necessidade da presença física de um policial para realizar esse registro e a polícia fica mais livre para atuar nos casos mais graves. Mesmo assim, o registro ainda pode ser feito nas unidades da Polícia Militar.

COMO FAZER

O registro começa com a inclusão dos dados da ocorrência, como local, horário e endereço do acidente. Em seguida, deve indicar o tipo: choque, colisão, capotamento, engavetamento ou tombamento. No site há ilustrações para facilitar a escolha.

O próximo passo é cadastrar os dados pessoais e dos veículos envolvidos. A última etapa é a narrativa do acidente. O texto não pode passar de 1 mil caracteres. Depois das informações cadastradas, o motorista recebe uma confirmação no endereço eletrônico informado. Em seguida, o registro é enviado ao motorista e à unidade policial mais próxima da ocorrência.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas