13 de novembro | 2011

Dez réus não vêm e mega-audiência no fórum é adiada

Compartilhe:
 

Por uma falha interna de comunicação da Secretaria de Assuntos Penitenciários, doze réus que estavam intimados para comparecer na mega-audiência que estava marcada para acontecer no Fórum de Olímpia ontem, não foram trazidos. Com isso, alguns advogados de defesa não concordaram com a realização da audiência e ameaçaram pedir a nulidade. Com isso, o juiz-substituto, Luiz Fernando Silva Oliveira, adiou a audiência para dezembro.

Na mega-audiência de ontem 29 réus, todos presos, estavam intimados. Eles são acusados de envolvimento com o tráfico de drogas e de pertencerem ao grupo que seria liderado por Luis Antônio Pereira, o “Washington Peão”. O inquérito foi instaurado pelo delegado João Brocanello Neto, da delegacia de polícia de Olímpia, que apurava a apreensão de cerca de 85 quilos de maconha em Olímpia  e as prisões preventivas foram decretadas em março deste ano.


Informou o juiz de direito Luiz Fernando, que foi necessário redesignar a audiência para os dias 14, 16 e 19 de dezembro. São três dias porque serão ouvidas doze testemunhas de acusação e 43 de defesa. No entanto, segundo o juiz, em dezembro os réus vão ser interrogados onde estiverem (penitenciárias), por precatória. O juiz se preocupa com a questão da segurança em trazer todos estes acusados no mesmo dia para uma nova audiência no fórum de Olímpia, que fica próximo a uma escola.


Quanto aos réus que não foram trazidos explicou o juiz Luiz Fernando que foi feita uma requisição, mas a Secretaria de Assuntos Penitenciários, por uma falha interna de comunição, não trouxe dez. “O réu quando está preso, ele não escolhe se quer ou não vir”, disse o juiz.


A mega-audiência de ontem estava marcada para ter início às 9 horas da manhã. As ruas próximas ao fórum tiveram o trânsito de veículos impedido, por medida de segurança. Mesmo com o tempo de chuva, cerca de trinta familiares e amigos dos réus se aglomeraram nas proximidades, mas não puderam ter contato com os presos. Cerca de 20 viaturas de várias penitenciárias do Estado de São Paulo foram utilizadas para transportarem os dezenove presos até Olímpia. Com o adiamento da audiência, por volta das 11h50, os réus foram levados aos seus presídios de origem.

“WASHINGTON
  PEÃO” NÃO VEIO

O réu Luis Antônio Pereira, o “Washington Peão”, apontando pela polícia como sendo o líder deste grupo acusado de traficar drogas em Olímpia, está entre os presos que não foram trazidos para a mega-audiência em Olímpia. Os outros onze que não foram trazidos são: Andréia Pereira (irmão de Washington), João Ricardo Correia da Cunha, Everson Luis Nunes Pereira, Carlos Henrique Nunes Pereira, Roberval Rangel de Souza, Daniel dos Anjos Lopes Junior, Camila Roberta Marongon, Sérgio José Campos, Vanderson de Jesus Cristovão Machado, Paola Carolina Ramos Machado e Roberta Juliana Correia da Cunha.


OS RÉUS QUE
COMPARECERAM

Compareceram dezessete réus: Rita de Cássia de Souza Almeida (esposa de Washington), Adriano Arai Pereira (irmão de Washington), Adriano Reis Dezorzi, Paulo Henrique Marques, Nilson Gonçalves Marques, Daniel Paulo Azevedo Assis, Vânio Lucas Pelisson Machado, Jhonatan Martins Morais, Júlio Cezar Sanches, Osmair de Souza, Luciano Ferreira Alencar Dias, Laerte José Moreira de Oliveira, Leonel Henrique Pizetti, Fernando de Silva Souza, Roberto Gomes Ferreira e Valfredo de Jesus Duarte. Paulo Mostrão teria ameaçado um cinegrafista da TV TEM, caso o filmasse. Três mulheres rés, que não tiveram os nomes divulgados, por estarem com tuberculose, ficaram com mascaras em local separado dos outros detentos.

TESTEMUNHAS
DE ACUSAÇÃO

Estavam intimadas doze testemunhas de acusação, todos policiais civis ou militares, para prestarem depoimentos na mega-audiência de ontem: João Brocanello Neto, Antônio da Silva Landi, Denis Carlos Bonesconto, Dirceu Rodrigues da Silva, José Lourenço Sobrinho, Rubens José Quilles, Fernando Cezar Moiteiro, Otoniel Martins dos Santos, Adilson Galina, Valdir Roberto Zanin Pinto, João Paulo Ladario e Rubens Antônio Rosa.


ADVOGADOS DE DEFESA

Ademir Antônio Morelo, Carlos Alberto Zanirato, Rodrigo Gaetano de Alencar, Aparecido Alberto Zanirato, Merhej Najm Neto, Léo Cristian Alves Bom, Eduardo Cardoso da Silva, Pedro Antônio Diniz, Márcio Antônio Diniz, Gabriela de Souza Lima, Wilquem Manoel Neves Filho, Geovana Pianta, Gustavo Matias Perroni, Ricardo José Gisoldi, Ricardo Rodrigues Maluf, João Luiz Stelari, Luis Gustavo Ruffo, Paulo Roberto Baraldi, Armando Lopes Louzada Júnior, Gustavo de Almeida Neto, Jesus Humberto Levi, José Tojera Arantes, Agnaldo Cazari e Maurício Tozzo.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas