19 de novembro | 2017
Deputado visita Rádio Cidade e anuncia projeto que dá o título de “Capital Estadual do Folclore”
O deputado Estadual João Paulo Rillo que é de São José do Rio Preto, onde já foi candidato a prefeito e se elegeu para a Assembleia Legislativa de São Paulo, esteve em Olímpia na última quinta-feira, 16, para rever amigos, parentes e correligionários e, ao visitar o estúdio da Rádio Cidade (98,7 Mhz), durante o programa “Cidade em Destaque”, comandado pelo jornalista José Antônio Arantes, anunciou que já encaminhou projeto de lei estadual concedendo oficialmente o título de Capital Estadual do Folclore para a cidade.
Rillo, que foi colega de faculdade do jornalista, ficou por mais de uma hora respondendo perguntas dos ouvintes e internautas que estavam na “Live” do programa no Facebook e, também, as do jornalista, sobre vários assuntos, inclusive sobre eleições e corrupção.
Dentro deste contexto, o deputado destacou que o PT assumiu um governo que já estava estruturado há décadas e já apresentava a maioria dos vícios enraizados e verificados até hoje. “E a prova é que, tirada a presidente Dilma do poder, a situação continua ruim, ou muito pior, tendendo a piorar ainda mais”, destacou.
O deputado aproveitou também a oportunidade para apresentar o trabalho que vem desenvolvendo na assembleia paulista, inclusive destacando seu trabalho para Olímpia. Entre eles, destacou sua participação na aprovação do título de Estância Turística para Olímpia, e até lembrou de ajudas obtidas para o Festival do Folclore, quando trabalhou no Ministério do Turismo em Brasília.
Explicitou ainda as emendas com recursos que está pleiteando para o município e que deverá ser objeto de discussão com o prefeito Fernando Cunha, com quem não conseguiu falar na quinta-feira, 16, quando esteve em Olímpia.
O ponto que mais fez questão de destacar, entretanto, foi o projeto de lei oficializando o título de “Capital Estadual do Folclore” para Olímpia.
Olímpia já é “quase” a Capital
Nacional do Folclore desde 2014
Somente a partir de novembro de 2014, quando o evento já havia perdido muito das características culturais que sempre foram preservadas pelo seu criador, o folclorista professor José Sant’anna, é que Olímpia quase passou a ser oficialmente a Capital Nacional do Folclore por causa do Festival Nacional de Folclore (Fefol), que vem sendo realizado há 53 anos.
Isso porque na oportunidade o projeto foi aprovado em redação final no dia 11 de novembro, pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6150/2013, de autoria do deputado federal Sandro Mabel, conferindo esse título a Olímpia.
No entanto, ainda restavam alguns passos para se chegar ao título desejado. Isso porque o projeto tem que passar pela aprovação do Senado Federal e em seguida para a sanção da presidência da República.
O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Sandro Mabel em agosto de 2013. Na justificativa o deputado expôs todos os dados do munícipio, bem como dados do Fefol como número de visitantes, atrações, tipos de danças apresentadas, quando foi criado, quem é seu criador, entre outros dados. Ao final do projeto Sandro Mabel defendeu o festival de Olímpia.
Após a apresentação, o projeto de lei foi apreciado e analisado pelas comissões de Cultura e Constituição, Justiça e Cidadania. Depois da aprovação das comissões, o projeto seguiu em tramitação ordinária, aguardando deliberação.
No entanto, na tarde desta sexta-feira, dia 17, foi verificado que a propositura do deputado federal foi encaminhada ao Senado Federal no dia 19 de novembro de 2014, onde estaria paralisado, pelo menos segundo uma pesquisa realizada pela internet.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!