19 de novembro | 2017

Deputado visita Rádio Cidade e anuncia projeto que dá o título de “Capital Estadual do Folclore”

Compartilhe:

 

O deputado Estadual Jo­ão Paulo Rillo que é de São José do Rio Preto, on­de já foi candidato a prefeito e se elegeu para a As­sem­bleia Legislativa de São Paulo, esteve em O­lím­pia na última quinta-feira, 16, para rever amigos, parentes e correligionários e, ao visitar o estúdio da Rádio Cidade (98,7 Mhz), durante o programa “Cidade em Destaque”, comandado pelo jornalista José Antônio Arantes, a­nunciou que já encaminhou projeto de lei estadual concedendo oficialmente o título de Capital Estadual do Folclore para a cidade.

Rillo, que foi colega de faculdade do jornalista, ficou por mais de uma hora respondendo perguntas dos ouvintes e internautas que estavam na “Live” do programa no Facebook e, também, as do jornalista, sobre vários assuntos, inclusive sobre eleições e cor­rupção.

Dentro deste contexto, o deputado destacou que o PT assumiu um governo que já estava estruturado há décadas e já apresentava a maioria dos vícios enraizados e verificados até hoje. “E a prova é que, tirada a presidente Dilma do poder, a situação continua ruim, ou muito pior, tendendo a piorar ainda mais”, destacou.

O deputado aproveitou também a oportunidade para apresentar o trabalho que vem desenvolvendo na assembleia paulista, inclusive destacando seu tra­balho para Olímpia. Entre eles, destacou sua participação na aprovação do título de Estância Turística para Olímpia, e até lembrou de ajudas obtidas para o Festival do Folclore, quando trabalhou no Ministério do Turismo em Bra­sília.

Explicitou ainda as e­mendas com recursos que está pleiteando para o município e que deverá ser objeto de discussão com o prefeito Fernando Cunha, com quem não conseguiu falar na quinta-feira, 16, quando esteve em Olím­pia.

O ponto que mais fez questão de destacar, entretanto, foi o projeto de lei oficializando o título de “Capital Estadual do Folclore” para Olímpia.

Olímpia já é “quase” a Capital
Nacional do Folclore desde 2014

Somente a partir de novembro de 2014, quando o evento já havia perdido muito das características culturais que sempre foram preservadas pelo seu criador, o folclorista professor José Sant’anna, é que Olímpia quase passou a ser oficialmente a Capital Nacional do Folclore por causa do Festival Nacional de Folclore (Fefol), que vem sendo realizado há 53 anos.

Isso porque na oportunidade o projeto foi aprovado em redação final no dia 11 de novembro, pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6150/2013, de autoria do deputado federal San­dro Mabel, conferindo es­se título a Olím­pia.

No entanto, ainda restavam alguns passos para se chegar ao título desejado. Isso porque o projeto tem que passar pela aprovação do Senado Federal e em seguida para a sanção da presidência da República.

O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Sandro Mabel em agosto de 2013. Na justificativa o deputado expôs todos os dados do munícipio, bem como dados do Fefol co­mo número de visitantes, atrações, tipos de danças apresentadas, quando foi criado, quem é seu criador, entre outros dados. Ao final do projeto Sandro Mabel defendeu o festival de Olímpia.

Após a apresentação, o projeto de lei foi apreciado e analisado pelas comissões de Cultura e Constituição, Justiça e Cidadania. Depois da aprovação das comissões, o projeto seguiu em tramitação ordinária, aguardando deliberação.

No entanto, na tarde desta sexta-feira, dia 17, foi verificado que a propositura do deputado federal foi encaminhada ao Senado Federal no dia 19 de novembro de 2014, onde estaria paralisado, pelo menos segundo uma pesquisa realizada pela internet.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas