05 de novembro | 2023

Da Prancheta ao Pixel: a história de Alexandre Bergamasco entre a Publicidade e o Marketing

Compartilhe:

UMA HISTÓRIA NA ARTE!
Designer foi o entrevistado do Pod Pai e Filha da terça-feira, 31, na rádio Cidade, Youtube e Facebook.
Alexandre contou sua história, deu uma aula sobre a evolução do marketing e da publicidade.

 

Em um mundo cada vez mais visual, onde a identidade de uma empresa pode ser a chave para seu sucesso ou fracasso, figuras como Alexandre Bergamasco surgem como protagonistas de uma narrativa contemporânea de negócios e criatividade. Publicitário, designer e alma teatral de Olímpia, Bergamasco foi a voz convidada no Pod Pai e Filha, da terça-feira, oferecendo um mergulho profundo nas águas às vezes tranquilas, às vezes turbulentas, da publicidade e do marketing (veja a entrevista completa em https://youtu.be/0K56yhU0GEs).

Com uma trajetória que espelha a própria evolução da publicidade – da era do papel à era digital –, Alexandre não é um homem preso ao passado. Sua carreira é um testemunho da resiliência e da capacidade de reinvenção. Formado em Publicidade em Rio Preto, complementou seus conhecimentos com uma pós-graduação em Marketing em São Paulo. Lá, alinhou-os às necessidades de um mercado em constante transformação.

DA TINTA
À ILUSTRAÇÃO DIGITAL

As memórias de Alexandre transportam para um tempo onde o Paint Brush reinava antes da internet se tornar uma realidade inquestionável. Recorda-se dos primeiros computadores, como o 386, e do fascínio que era migrar do desenho à mão para o digital. A transição do papel para o digital não foi apenas uma mudança de ferramenta, mas um salto quântico na forma como a comunicação visual foi concebida e consumida.

Bergamasco viu de perto o impacto do Photoshop no mundo da publicidade. Aprendeu-o na marra, diz ele, mas seu domínio do software é evidente para quem observa seu trabalho.

O PODER DO LOGO

Durante o podcast, Alexandre destila a essência do que torna um logotipo eficaz. Discorre sobre a importância de uma identidade visual forte, citando exemplos como a Apple e a Nike, marcas cujos logos são reconhecidos instantaneamente em todo o mundo. Sua filosofia é simples: menos é mais. A simplicidade, entretanto, é enganosamente complexa, pois deve encapsular a essência completa de uma marca em uma única imagem.

UM ARTISTA
DO TEATRO À PUBLICIDADE

Bergamasco também compartilhou sua paixão pelo teatro, uma chama que nunca se apagou. Suas experiências no palco informaram seu trabalho na publicidade, fornecendo uma compreensão intuitiva da narrativa e do engajamento do público. E mesmo que hoje o teatro não seja seu palco principal, as lições aprendidas continuam reverberando em cada projeto de design que ele abraça.

COLABORAÇÃO CINEMATOGTRÁFICA
EM “FURNAS FUNDAS”

Não contente em permanecer atrás das cortinas, Alexandre também fez uma incursão pelo mundo do cinema com sua participação no filme “Furnas Fundas”. Apesar de desempenhar um papel de figuração, sua empolgação é palpável – mais uma faceta de um homem cuja vida é definida pela arte em todas as suas formas.

Voltando ao reino do design, Bergamasco esclarece que a identidade visual de uma empresa é sua alma estampada para o mundo ver. Da paleta de cores à tipografia, cada elemento é escolhido com o propósito de evocar emoções e construir uma relação subliminar com o consumidor. Este é o terreno onde Alexandre joga, moldando a imagem corporativa de empresas de modo a refletir não apenas o que elas fazem, mas quem elas são.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas