30 de agosto | 2015

CPFL culpa motoristas por maioria de apagões em Olímpia

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A CPFL Paulista, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica aos consumidores de Olímpia, está culpando os motoristas pela maioria dos apagões verificados na cidade nos últimos dias, principalmente. “A maioria das interrupções registradas no município de Olímpia foi causada por colisões de veículos contra postes da empresa”, diz a nota enviada à redação desta Folha.

A nota explicativa se refere a questionamento feito, através de e-mail, a respeito das interrupções rápidas do fornecimento de energia, que têm ocorrido sempre nos inícios de manhãs que em alguns setores da cidade chegaram a demorar até 40 minutos para ser restabelecido.

Ocorre que, estranhamente essas ocorrências não foram divulgadas pela imprensa local, podendo ter considerado as mesmas insignificantes ou não, como aconteceu recentemente, quando vários registros que não foram divulgados pela Polícia Militar.

De acordo com a empresa, vários fatores podem contribuir para que os apagões ocorram: “CPFL Paulista reforça que cerca de 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica sem energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos como colisões de veículos contra postes, temporais e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores”, diz trecho da nota.

Além disso, as “queimadas e furtos de cabos são outros fatores que podem provocar tais desligamentos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica, tornando-a cada vez mais confiável. A maioria das interrupções registradas no município de Olímpia foi causada por colisões de veículos contra postes da empresa”.

OCORRÊNCIAS

Também de acordo com a nota, um desses acidentes foi no dia 23, sábado: “Um poste de concreto da rede secundária, na região central de Olímpia (localizado: Rua Bernardino de Campos próximo à Rua Mal. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) foi abalroado por um ônibus, provocando a queda além de vários lances de condutores de cobre, danificando mais de 5 lances de rede, rompendo 3 cruzamentos secundários, envolvendo dois setores de transformadores”.

Outro caso foi no domingo, dia 24: “outra colisão, desta vez em cabos da rede elétrica, provocou o rompimento de dois condutores que vieram ao solo, além de danos a terceiro. A colisão foi causada por uma máquina retroescavadeira de empresa contratada pela prefeitura de Olímpia, que realiza a limpeza da canaleta da Avenida Aurora Forti Neves”.

OLHA A POMBA ATÔMICA DE VOLTA

Já no caso da quinta-feira, dia 27, quando bairros das zonas norte e leste ficaram durante aproximadamente 40 minutos sem energia elétrica, logo no início da manhã, o problema foi relativo à natureza.

“Uma pomba e um galho de árvore que caiu sobre a rede causou curto circuito e desligou a rede elétrica na região central. Vale ressaltar que a rede na região é do tipo *Space Cable”, alega a nota da CPFL.

COMO RECLAMAR

A CPFL Paulista coloca à disposição uma rede de atendimento que funciona em qualquer dia e horário, finais de semana ou feriados. O cliente pode acessar a CPFL Paulista pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail paulista @cpfl.com.br ou ainda pelo telefone 0800 010 10 10 (ligação gratuita)

Contato com a empresa também é feito pelo celular ou pela internet. O acesso do cliente da CPFL Paulista é facilitado pelo serviço gratuito de atendimento, por mensagens via celular, smartphone e também e-mail.

No caso de desligamento, o aviso via celular é simples. O cliente precisa digitar o seu código de cliente – que consta na conta de energia elétrica – e enviar para o número 27351. A central identifica se há falta de energia no imóvel e responde com a previsão para o restabelecimento.

Se o cliente solicitar o cadastramento de seu celular, ele recebe o comunicado automaticamente sempre que houver um desligamento.

SPACE CABLE

Segundo a empresa, a Rede de Distribuição Aérea Protegida Compacta (Rede Compacta – Spacer Cable) é uma solução tecnológica que possibilita melhorar o nível de qualidade e a confiabilidade da energia distribuída aos clientes, aumentando a confiabilidade do sistema.

Os cabos desse sistema possuem uma camada de proteção que faz com que suportem os contatos com a vegetação, pássaros e objetos atirados sobre a rede elétrica. Além de contar com a proteção que os revestem, a rede é mais compacta e menos sujeita a interferências externas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas