02 de março | 2008

Cordialidade fez Olímpia ser transformada em terra natal

Compartilhe:

 

 A cordialidade que encontrou na comunidade local ao chegar em Olímpia, faz a professora de catequese, Kikue Abe Takahashi (foto), 79 anos, também chamada Catarina, afirmar que se sente como se estivesse morando em sua terra natal. Isto, segundo ela, graças às amizades que construiu durante os 72 anos de convivência. "A gente sente que a terra natal da gente é aqui, fomos praticamente criados nessa cidade", justificou.

Irmã do repórter fotográfico Akira Abe, ela conta que as dificuldades no início foram por causa da adaptação de ter saído do trabalho na lavoura e se entregar ao ramo do comércio, principalmente, até conhecer as pessoas e criar a freguesia. "Com o passar dos anos graças a Deus conseguimos vencer", comemora.

Os pais, quando vieram do Japão, tiveram muitas dificuldades por causa da língua. O pai veio para trabalhar na lavoura de café. Além do clima, outra dificuldade era a saudade da família que ficou no Japão.

"Passaram muitas dificuldades. Não podia conversar com ninguém porque eles não conheciam a língua. Para comprar as coisas, não sabiam dizer aquilo que iam comprar. E tudo isso é uma dificuldade", comentou.

O marido, Sankiti Takahashi, foi proprietário da Eigo e foi presidente da ACIO (Associação Comercial e Industrial de Olímpia), sendo, inclusive, um dos fundadores da entidade. "Ele trabalhou muito por Olímpia. Foi presidente da ACIO e do Abrigo São José também", informou. Sankiti Takahashi faleceu em 2003.

Porém, a família ainda preserva a cultura japonesa, seja em relação aos hábitos alimentares, seja quando surge a oportunidade de uma conversa entre os irmãos, onde usam o idioma japonês. Kikue ressalta a união que há entre os compatriotas, situação que se destaca quando um precisa do outro, mesmo que não pertença à família. "É uma coisa fora de série", acrescentou.

Nascida em Uchoa, Kikue passou por Araraquara e Catiguá antes de vir morar em Olímpia no ano de 1936. "Nasci perto de Uchoa em uma fazenda. Tenho boas lembranças da fazenda onde nasci. Quando o Sankiti era vivo me levou na fazenda onde permanece a mesma paisagem, sem diferença nenhuma", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas