24 de fevereiro | 2008

Comunidade prepara encenação da “Paixão de Cristo” no recinto

Compartilhe:

 

Um trabalho religioso que vem sendo realizado há cinco anos pelos jovens da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, deverá ganhar corpo e projeção, pelo menos regional, neste ano de 2008. Trata-se da ‘Via Sacra da Paixão de Cristo, que até então vinha sendo apresentada dentro da comunidade, mas que neste ano ganha proporções de espetáculo e será apresentada no Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna.

A informação foi confirmada nesta semana à reportagem desta Folha pelo jovem Rodrigo César Marini, de 21 anos de idade, coordenador da peça teatral. Segundo ele, o trabalho será apresentado na Sexta-Feira da Paixão, dia 21 de março, às 20 horas. A intenção é que o evento envolva um número maior de atores e também de fiéis.

"Esse ano o projeto é outro e a gente pretende não só o espetáculo, mas que realmente dê o caráter religioso da ‘Paixão de Cristo’ através da encenação do texto extraído dos quatro evangelhos. O que foi contado e feito a partir daí", explicou.

Público vai participar

Por enquanto, segundo Rodrigo Marini, o elenco conta com aproximadamente 60 atores, mas a intenção é que chegue pelo menos próximo de 100. Ainda há vagas para quem queira participar. Além disso, contou, o próprio público será parte integrante do espetáculo como coadjuvantes.

"A encenação inicia com a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Seria aquilo que nós chamamos de "celebrando o domingo de ramos" e, a partir dessa entrada tem-se a Santa Ceia, o Lava Pés e depois a Paixão e Morte de Jesus Cristo, com o grande final que é a ressurreição", explicou.

A duração da encenação está inicialmente estimada em duas horas e será toda dentro da arena cultural do recinto, até como forma de oferecer mais comodidade ao público que comparecer ao evento, principalmente por causa da arquibancada lá existente.

Além de Marini, os trabalhos estão sendo coordenados pelo frei Flaerde Valvassori e pelas jovens Mariana e Raquel. "Os ensaios estão sendo realizados no salão paroquial Nossa Senhora Aparecida", acrescentou.

No entanto, se a dedicação é grande por parte de todos os envolvidos, há também dificuldades para o acerto final do espetáculo, principalmente em razão do custo do evento, estimado inicialmente entre R$ 15 e R$ 20 mil, situação que garante, está conseguindo contornar.

As roupas e acessórios da época, segundo informou, foram obtidos através de um patrocínio obtido junto a empresa Açúcar Guarani. Mas os sistemas de som e iluminação ainda estão sendo tentados junto à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Pessoas de qualquer idade podem participar. Os interessados podem procurar informações na casa paroquial ou pelo telefone 3281-2388. Ou, ainda, comparecer aos ensaios que acontecem aos domingo, às 14 horas, no salão paroquial. De acordo com Marini, o público que for ver o espetáculo não pagará ingresso.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas