03 de maio | 2022

Com quase 1000 casos e uma morte Olímpia vive surto de dengue que pode se transformar em epidemia

Compartilhe:

 

DENGUE MORTAL!
Votuporanga, com 96 mil habitantes, 3 mil casos e dois mortos já decretou epidemia. Olímpia, com 55 mil habitantes e 939 confirmados neste ano e, com números aumentando, a continuar o número de casos aumentando (há 10 dias atrás estava com média mensal de 187 e passou para 234 esta semana), poderá chegar em pouco mais de um mês para ser classificada como epidemia.


A Secretaria da Saúde da Estância Turística de Olímpia confirmou na tarde de segunda-feira, 2, a primeira morte por complicações da dengue no município neste ano. Trata-se de um paciente de 46 anos, que possuía comorbidades e faleceu no dia 10 de abril. O óbito estava em investigação, sendo que foi descartada dengue hemorrágica que é o quadro mais grave da doença.

Votuporanga, com 96 mil habitantes, 3 mil casos e dois mortos já decretou epidemia. Olímpia, com 55 mil habitantes e 939 confirmados neste ano e, com números aumentando, a continuar o número de casos aumentando (há 10 dias atrás estava com média mensal de 187 e passou para 234 esta semana), poderá chegar em pouco mais de um mês para ser classificada como epidemia.

SURTO COM CASOS AUMENTANDO
Olímpia vive um surto de dengue e o número de casos da doença está aumentando rapidamente, principalmente nos Pronto-atendimento dos convênios da cidade. Parte dos laboratórios no município não estão conseguindo comprar o material para fazer o exame que constata a doença.

Segundo informações extraoficiais levantadas com pessoas ligadas aos pronto-atendimentos, em abril, praticamente duplicou o número de atendimentos por dengue verificado no mês anterior, que já era elevado.

Os pronto-atendimentos ficaram praticamente o mês todo lotados, com a maioria dos pacientes apresentando sintomas de dengue ou virose.

REFORÇANDO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO MOSQUITO

Buscando combater o avanço da dengue, que é realidade em toda a região, Olímpia tem reforçado as estratégias de controle da doença. Além das visitas casa a casa, com a busca ativa de criadouros e orientações constantes à população, os agentes realizam bloqueios e nebulização costal nas regiões com casos positivos e ainda tem adotado a nebulização veicular noturna nos bairros, com prioridade pela incidência de casos, para ampliar a proteção.

Desde o início da ação, centenas de ruas em cerca de 15 bairros e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu já foram percorridos pelo veículo com a pulverização de inseticida.

NEBULIZAÇÃO NOTURNA

Nesta semana, a iniciativa segue por novas regiões, passando, nos dias 03 e 05 de maio, nos bairros Jardim Álvaro Brito, Veridiana e Tênis Clube.

A nebulização tem início a partir das 18 horas e a recomendação é para que os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram gaiolas e aquários e tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação junto às guias e calçadas.

Paralela à nebulização, está em andamento também o Projeto Cidade Limpa, que visa recolher entulhos, móveis velhos e qualquer recipiente que possa acumular água, para eliminar possíveis criadouros.

MAIOR NÚMERO FOI EM 2019

Todos os esforços da Saúde junto à população têm o objetivo principal de conter novos casos da doença em Olímpia, que já registra cerca de mil confirmações somente nos quatro primeiros meses de 2022.

Em comparação ao último ciclo epidemiológico em Olímpia, registrado há três anos, o número de casos de janeiro a abril deste ano é cerca de 48% menor que o mesmo período de 2019.

Ainda assim, a Saúde faz o alerta para que toda a população colabore mantendo quintais e terrenos limpos, evitando ambientes propícios à proliferação do mosquito transmissor. 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas