05 de março | 2013

Com 74 casos positivos Severínia já vive epidemia de dengue

Compartilhe:

Com 74 casos positivos registrados em 2013, Severínia já vive uma epidemia de dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes-aegypti adulto. De acordo com a informação divulgada nesta terça-feira, dia 5, aumentou para oito, o total de cidades da região que enfrentam a fase epidêmica da doença.

Além de Severínia, também estão no estágio de epidemia: Barretos, São José do Rio Preto, Mira Estrela, Mirassol, Cedral, Jaci, e Pereira Barreto. Todos têm registro de pelo menos um caso para cada 333 habitantes, o que configura quadro epidêmico.

Em Pereira Barreto, são 94 casos da doença, ou seja, um a cada 265 habitantes. Severínia tem 74 registros, um a cada 209 pessoas. Proporcionalmente, Jaci é a cidade que tem situação mais crítica entre quatro novos municípios com epidemia.

No município, a cada 141 habitantes um já teve a doença em 2013. São 40 casos no ano. Em Cedral, também em epidemia, 25 pessoas foram vítimas do Aedes.

De acordo com infectologistas, com a epidemia aumentam as possibilidades de morte ou de dengue com complicações, já que grande parte da população pegou a doença pelo menos uma vez e está suscetível ao tipo 4, que está em circulação e é responsável pela maioria de casos.

Em Severínia, a enfermeira Guacira Monteiro, responsável pela Vigilância Epidemiológica, afirma que o município tem feito arrastões, nebulização e trabalho de casa em casa. “Vamos também contratar uma segunda empresa para reforçar o procedimento de nebulização”, diz.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas