09 de maio | 2010

Cinco mulheres com até 15 anos foram mães em 2008

Compartilhe:
Uma pesquisa divulgada na terça-feira, dia 4, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), órgão vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento, do Governo do Estado de São Paulo, com base nos nascimentos registrado no Cartório Civil, revela que, de um total de 629 nascimentos, cinco mulheres com até 15 anos de idade, se tornaram mamães na cidade de Olímpia, durante o ano de 2008.

O número informado pelo órgão representa cerca de 0,8% dos nascimentos no período, superando a média de 0,6% apurada em todo o Estado. Porém, na microrregião, principalmente, a cidade é superada por três municípios, entre os 14 pesquisados pela reportagem desta Folha.
O município de Cajobi está entre os três que superam o percentual verificado em Olímpia. Segundo o levantamento, 1,9% das 104 mulheres que se tornaram mães na cidade no mesmo período, tinham apenas até 15 anos.

A outra cidade é Altair onde 1,7% das 58 mães também estavam na faixa etária considerada de adolescente. Já em Severínia, a mesma situação se verificou para 1,4% das 216 mamães. Porém, essa situação não é exclusiva em cidades de pequeno ou médio porte.

Os índices municipais superam o estadual em cidades de portes maiores na região norte do Estado, como por exemplo, Ribeirão Preto, considerada a capital regional, e Barretos, sede da região administrativa à qual pertence Olímpia, ambas com 0,7%.

Com índices ainda menores, mas igualando a média estadual aparecem Guaraci, Bebedouro, Catanduva e São José do Rio Preto, todas com 0,6%. Mirassol aparece com 0,5%.

Já Votuporanga, que teve o menor índice entre as cidades pesquisadas, aparece com 0,2%. Mas o destaque fica para Embaúba, que entre as 14 analisadas, não registrou nenhuma mamãe com idade até 15 anos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas