28 de outubro | 2007

Chuva de 60 ml encerra seca rigorosa de 83 dias

Compartilhe:

 

Depois de um período de 83 dias de seca rigorosa, muito mais em virtude do período do ano do que em razão do prolongamento, voltou a chover na cidade de Olímpia. De acordo com as informações da Casa de Agricultura, foram 60,5 milímetros, o equivalente a 60,5 litros por metro quadrado de chuva em dois dias.

De acordo com os funcionários, na manhã da quarta-feira, dia 24, o pluviômetro marcava 19,5 milímetros de volume e, na manhã seguinte, ou seja, no dia 25, outros 41 milímetros. Antes disso, havia chovido apenas 10,5 milímetro no dia 24 de setembro, portanto, um mês antes.

Mesmo assim, ainda pode-se até considerar que seja muito pouco o volume e muita gente ainda espera, principalmente os agricultores que pretender dar início ao plantio de grãos.

No entanto, a estiagem de 2007 está longe de ser a maior da história, embora pareça ser a mais preocupante. Em 1994, por exemplo, foi até maior, ou seja, em razão da duração de quase seis meses com pouquíssimo volume de chuvas, porém, em época do ano de dias mais curtos e temperaturas mais amenas.

Por outro lado, desde o dia 20 de julho, último registro considerável em um mês que teve volume de 136 milímetros, apenas pequenas chuvas foram registradas, como, por exemplo, os 10,5 milímetros no mês de setembro.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas