03 de novembro | 2018

Cerca de 39% da população não comparece ou vota branco e nulo

Compartilhe:

Embora com pouca diferença para mais quando a comparação é feita com os resultados da votação em primeiro turno, no dia 5 de outubro, próximo passado, 39,07% dos eleitores, provavelmente em desaprovação aos nomes apresentados, deixaram de votar em um candidato ao cargo de presidente da República, na votação em 2.º Turno, realizada no domingo passado, dia 28, no município de Guaraci, que ficou com o maior percen­tual entre todos.

Isto, pelo menos, é o que se pode depreender dos números da Justiça Eleitoral, seja da 80.ª Vara (Olímpia), seja da 171.ª (Monte Azul Paulista – que conta com os municípios de Cajobi e Embaúba, ambos da Comarca de Olím­pia, principalmente dos indicativos de abstenções (quando o eleitor não comparece às urnas), votos em branco e votos nulos.

Considerando os números de toda a microrregião de Olímpia, 36,74% em média, deixaram de escolher um candidato ao cargo de presidente no 2.º Turno das eleições, ou seja, mais de um terço dos eleitores cadastrados e em condições de voto.

Vale destacar que no sistema eleitoral vigente embora o voto seja obrigatório, quem não quiser votar ou deixar de comparecer (abstenção) é só justificar após as eleições. Já outras formas de protesto que são permitidas são o voto branco ou nulo, formas disponíveis nas urnas eletrônicas.

O segundo maior índice foi registrado no município de Altair, um antigo reduto petista da microrre­gião. Lá 38,24% deixaram de escolher o nome de um dos dois candidatos que foram selecionados em primeiro turno, quando a disputa envolvia mais de uma dezena deles.

Depois¸ em terceiro lugar, aparece o município de Olímpia, onde os per­cen­tuais de abstenção, votos brancos e votos nulos, to­talizaram 36,76%, pouca coisa a mais do que se verificou no primeiro turno.

O município de Cajobi (171.ª Zona Eleitoral) também não ficou muito distante em relação aos mesmos fatores. Lá foram 35,97%, enquanto Seve­rínia registrou 35,49% e Embaúba 31,37%, o menor índice da Comarca de Olímpia.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas