14 de junho | 2011

Censo do IBGE revela 25 casais homossexuais em Olímpia

Compartilhe:

O Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, ainda não finalizado totalmente, revelou a existência de 25 casais homossexuais em Olímpia, o que representa aproximadamente 0,1% do número de habitantes contados, ou seja, 50.024.


O município ocupa a sexta colocação entre 23 da região noroeste, segundo o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, que soma pelo menos 640 “famílias gays”. Na microrregião, segundo o jornal, Guaraci tem cinco casais, ou seja, 0,8% dos 9.976 habitantes.

Somente em Rio Preto que pelo menos oficialmente é a cidade paulista com maior número de casais que se reconheceu homossexual, o instituto identificou 264 famílias homossexuais, o que corresponde a 0,13% da população de 408.258 habitantes.

Na região, também com número acima ao contado em Olímpia, aparecem Barretos (57), Catanduva (36), Bebedouro (30) e Votuporanga (27). Com números menores, mas também que se pode considerar representativos, aparecem Fernandópolis (21), Jales (18), e Mirassol (15).

A estimativa do IBGE, no entanto, é que o número seja bem maior, já que a pergunta foi formulada de maneira a não obrigar nenhum casal a se reconhecer homossexual.

Pela primeira vez na história, os casais homossexuais foram identificados na maior pesquisa sobre o perfil da população brasileira – realizada a cada dez anos.

Proporcionalmente, Rio Preto lidera o ranking de casais do mesmo sexo que vivem juntos em 10 municípios do Estado do São Paulo. Na sequência aparecem Campinas (0,11%), Ribeirão Preto (0,10%), Sorocaba (0,08%), Santos (0,08%), Bauru (0,08%), Araçatuba (0,07%), São Carlos (0,07%), Guarulhos (0,06%), Piracicaba (0,06%), São José dos Campos (0,06%) e Jundiaí (0,05%).

A coordenadora da área de indicadores sociais do IBGE, Ana Lúcia Sabóia, destaca que o número de homossexuais é bem maior, já que nem todos têm união estável. “Só respondeu que a pessoa que mora na casa é seu parceiro do mesmo sexo quem quis”, diz. “Além disso, a relação não foi identificada se a pessoa que respondeu mora na mesma casa, mas não é uma das partes”, disse ao jornal.

A coordenadora afirma também que “a missão do IBGE é retratar a realidade brasileira para que os seus cidadãos possam ter o pleno exercício da cidadania”

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas