08 de junho | 2008

Carneiro diz que não terá dinheiro para lagoa

Compartilhe:

 

Embora tivesse afirmado que ainda tenta uma cartada junto a Codasp, empresa que pertence ao Governo do Estado de São Paulo, o prefeito Luiz Fernando Carneiro afirmou nesta sexta-feira, dia 6, que ainda não tem o dinheiro suficiente para construir as lagoas de tratamento de esgoto, que ficaram conhecidas nos meios políticos por ‘Bostódromo’, que pretende sejam implantadas nas proximidades do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

"A obrigação de fazer, por imposição da Promotoria do Meio Ambiente de nossa cidade é até outubro deste ano, mas esbarra naquele problema da falta de dinheiro, porque deputados na gestão do Alckmin e que estão hoje reeleitos deputados, atravancaram o processo, não deixaram liberar os recursos e nós ficamos parados nesses sete anos brigando atrás dos recursos.

Está faltando três milhões, no máximo, para se fazer propriamente a lagoa e termos esse problema resolvido em nossa cidade. Aí poderemos falar que Olímpia pertence ao primeiro mundo. Teremos água e esgoto 100% tratados", afirmou durante seu programa na Rádio Menina AM.

Não mostrou desânimo e aponta para uma solução política que entende ser mais barata ainda do que seria normalmente: "Estamos numa fase de verificar um orçamento junto a Codasp, que é uma empresa ligada ao governo do Estado, que faz esse tipo de obra, a um custo possivelmente exeqüível com recursos próprios da prefeitura e, se isso for viabilizado, a gente começa ainda neste semestre, a furar os chamados buracos para construção das lagoas de decantação".

O conjunto da obra, segundo ele, "está na fase final do emissário propriamente dito. O emissário é a junção na altura do Clube de Campo Álvaro Brito do interceptor que corre ao longo do Matadouro e ao longo do Ribeirão Olhos D’água, nas margens direita e esquerda.

Esses três tubos vão formar um só e levar o esgoto até a lagoa propriamente dita, passando por uma estação elevatória. Está na fase final do emissário, chegando na estação elevatória e depois vai ficar faltando somente uns 200 metros até a lagoa".

Até a altura do Clube de Campo Álvaro Brito (CCAB), o rio já estaria despoluído porque o esgoto já não cai mais no córrego Olhos D’água. "E, logo mais, já vai cair só depois do Thermas, porque o emissário já passou ao longo do Thermas e está dirigindo para a margem esquerda do Olhos D’água, em direção ao local onde vai ser construída a estação elevatória para jogar o esgoto para a lagoa. É a fase final que complementa todo o sistema", informou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas