10 de outubro | 2012

Câmara aprova cinco projetos em 1.º turno na chamada “sessão da ressaca”

Compartilhe:


Da Redação com Assessoria

A Câmara Municipal de Olímpia aprovou cinco projetos em 1.º turno, de autoria do prefeito Eugênio José Zuliani, na primeira sessão ordinária realizada na noite da segunda-feira desta semana, dia 8, aproximadamente 24 horas depois do resultado da eleição municipal realizada no dia anterior.

Todas as propostas foi deliberadas no mesmo dia e votadas em regime de urgência.

Mas o que chamou mais a atenção foram os discursos de vereadores na tribuna, principalmente dos que não se reelegeram para o próximo mandato, a partir do dia 1.º de janeiro de 2013. Quem mais falou a respeito foi o vereador José Elias de Morais, que chegou a criticar a postura se seu partido, o PMDB, para a disputa eleitoral.

"Este momento é muito importante na vida deste vereador, sempre acreditando que poderia chegar a reeleição. Foi muito difícil concorrer assim. Confiei que o presidente do PMDB fosse desenvolver ações para valorizar o partido nessa eleição, fortalecendo-o, mas infelizmente isso não aconteceu. Os candidatos tiveram de trabalhar sozinhos, cada um com a sua estratégia, desunidos. Mas eu não perdi a eleição. Fiquei em quarto lugar. Infelizmente, o meu partido não trabalhou para coligar na proporcional, preferindo, irresponsavelmente, deixar os companheiros abandonados, numa candidatura mal costurada, com lideranças desacreditadas", desabafou José Elias.

Mas outros vereadores também discursaram utilizando os minutos regimentais. As falas eram ora agradecer o apoio da população e a reeleição, ora para justificar e argumentar sobre a não reeleição, ora para desabafar.

Outro derrotado que se manifestou foi Aguinaldo Moreno e seu discurso foi sintético e lacônico: "Política é isso. O importante é participar. Quem sabe num futuro eu volte. Amadureci bastante neste período!", disse.

Mas os que receberam votos suficientes para a reeleição também reclamaram das dificuldades. "Venho agradecer a votação recebida no município de Olímpia, o que me deu oportunidade de seguir na Câmara como representante do PT. Esta foi uma disputa difícil, por que além de buscar votos, tínhamos que minar as ações dos adversários não muito democráticos. Não foi fácil!", salientou Hilário Juliano Ruiz de Oliveira.

Mesmo o vereador Humberto José Puttini, que foi o que recebeu mais votos no domingo, dia 7, também reclamou de dificuldades. "Agradeço todos os votos que tive nesta eleição, que não foi fácil. O numero de candidatos dobrou da eleição anterior e percebia a todo momento, as vezes durante as visitas quando tínhamos uma negativa o motivo era porque algum familiar, amigo ou vizinho era candidato também. Mas consegui o êxito. E agradeço a todos que me ajudaram e me permitiram a ser eleito em primeiro lugar!", comentou.

O tom conciliador e o ensinamento foram expostos pelo vereador José Bertoco: "Não é brigando que fazemos política. Daqui três anos estaremos em campanha de novo. Parabenizo todos que disputaram as eleições. O PR fez um vereador e dois suplentes, nos organizamos, plantamos e colhemos, assim como o Primo Gerolin e o Toto Ferezin. Isso é a habilidade política que temos que aprender".

Já o vereador Gustavo Zaneti, o segundo mais votado, apenas agradeceu e comemorou: "Quero agradecer aos meus eleitores por me deixarem ser por mais quatro anos seu representante na Câmara Municipal. Foram 1334 votos de confiança e pode ter certeza que vou honra-los".

PALAVARA DE
CANDIDATO A PREFEITO
Durante seu discurso, o vereador João Batista Dias Magalhães, embora esperando que aconteça um bom governo do prefeito reeleito, entende que o trabalho de oposição deve continuar: "Parabenizo aos colegas que conseguiram sua reeleição. E temos a certeza, que mesmo de longe, as ações que repercutirão em nossa sociedade levem o papel de todos nós. Certamente esperamos que a cidade seja contemplada com o governo que espera que aconteça, e nosso modelo um dia ainda acontecerá".

Até conselhos surgiram durante os discursos, mas estes de vereadores que não concorreram à reeleição, como por exemplo, Primo José Álvaro Gerolim: "Eu aprendi uma coisa na minha vida, muitas vezes aprendemos mais quando perdemos. Por que quando perdemos vemos nossas falhas, e temos oportunidade de reparar nossos erros".

Filosofia de políticos mais experientes foi citada pela vereadora Priscila Seno Mathias Netto Foresti, que não tentou a reeleição: "Não existe frase mais sábia do que a de Fernando Pessoa: tudo vale a pena se a alma não é pequena. E é isso aí! Eu ouvi do deputado Otoniel Lima que política é pra gente corajosa, quem não tem coragem é melhor ficar em casa, político tem que ter acima de tudo coragem. E nós temos que ter coragem para aceitar o resultado da eleição, e é assim que vamos fazer".

PROJETOS APROVADOS
Já em relação aos projetos votados e aprovados em primeiro turno, o primeiro foi o Projeto de Lei Complementar Número 146/2012, que institui o Programa de Recuperação de Tributos – PRT no município de Olímpia.
Depois foi o Projeto de Lei Complementar número 147/2012, aprovando medidas de apoio econômico às atividades sediadas no município de Olímpia.

Em seguida foi votado o Projeto de Lei Complementar número 148/2012, que concede desconto para pagamento à vista do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), a ser lançado em 2012, definindo as datas de pagamento parcelado.

Também foi votado o Projeto de Lei número 4.468/2012, dispondo sobre suplementação de dotações orçamentárias e o Projeto de Lei 4.469/2012, dispondo sobre abertura de crédito especial.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas