29 de abril | 2007

Associação prepara festa para santos protetores da congada

Compartilhe:

 

A Associação Protetora do Congado de Olímpia já está em fase final da preparação da festa em louvor aos três protetores da congada: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia. De acordo com o carpinteiro José Francisco Ferreira, conhecido popularmente por "Capitão Zé Ferreira", o evento será realizado entre os próximos dias 10 e 13 de maio: "aqui em Olímpia nas igrejas Santa Ifigênia e São Benedito", disse.

Ferreira explica que em todos os anos a festa abrange os dois locais, embora sejam três os santos protetores da congada: "Mas nós não temos a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, temos a de São Benedito e Santa Ifigênia. Se tivesse de Nossa Senhora do Rosário revezava um santo em cada igreja, mas como só tem duas levamos a Nossa Senhora do Rosário pra outras duas igrejas", explicou.

Mesmo a igreja do Jardim Santa Ifigênia, que na verdade abriga Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: "Mas a congada é encostada aqui na Santa Ifigênia, a maioria dos fundadores é daqui, ela nasceu e vive aqui".

A opção de trabalhar com as duas igrejas, mesmo que uma não tenha a denominação da Santa Protetora (Santa Ifigênia), de acordo com Ferreira, é por causa do respeito à população do bairro: "Então nós trabalhamos desta maneira". Os mastros serão erguidos na igreja de São Benedito, mesmo local onde será celebrada a "Missa Conga".

"Vai ter várias apresentações lá, mas o Café de São Benedito, que é um café santo, que falamos humilde, vai acontecer este ano na Santa Ifigênia", avisou.

O motivo de fazer o "Café de São Benedito" na Santa Ifigênia, segundo explicou, é que houve um acordo para acomodar todas as pessoas: "Arrumamos um barracão ali para poder fazer o café e a população já se prontificou a dar o café".

No entanto, não descarta a ajuda dos moradores do São Benedito, que no ano passado prepararam o café santo: "Quanto mais comunidades e mais pessoas estiverem envolvidas nesta festa, mais ela cresce e cria uma valorização religiosa com mais oportunidades".

Ferreira acredita que a festa deste ano será ainda maior que o evento realizado no ano passado e chega a pedir às pessoas que estão no comando de outros acontecimentos, que não atrapalhem o seu evento.

"Estou contando com Deus, com São Benedito, o padroeiro, mas estou contando muito com a população e muito com a consciência do povo que estão no comando dos atos do acontecimento, que eles que têm recursos façam o deles, mas que respeitando a democracia não atrapalhe os pequenos a fazerem o seu trabalho".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas