12 de novembro | 2009

Apagão em Olímpia dura menos de um minuto

Compartilhe:

O apagão que atingiu as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país na noite da terça-feira, dia 10, por volta das 22h15, deixou a cidade de Olímpia, num período menor que um minuto, sem o fornecimento de energia elétrica, que foi interrompido em pelo menos 10 Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Pernambuco e Paraná, além do Distrito Federal e parte do Paraguai.


Mas, segundo as informações divulgadas pelo jornal Diário da Região, as cidades de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Potirendaba, Mirassol e Tanabi também ficaram completamente às escuras, mas sem registros de ocorrências ou acidentes graves em decorrência do apagão.
Em Rio Preto, por volta da 1 hora da manhã as luzes voltaram a acender.


Causas
Ainda durante a noite, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou em entrevista coletiva a redes de televisão e jornais que o problema não foi na geração de energia, apesar da Usina de Itaipu estar completamente paralisada naquele momento. Segundo Lobão, citando como fonte o Operados Nacional do Sistema (ONS), o problema ocorreu em algum ponto dos mil quilômetros de linhas de transmissão de energia.


De acordo com a ONS, a queda de energia retirou do sistema cerca de 14 mil quilowatts, o equivalente ao consumo da cidade de São Paulo. Além dos 14 mil megawatts de Itaipu, outros 3 mil megawatts foram derrubados. A explicação técnica é que, uma vez que uma linha sai fora do sistema, isso acaba gerando o desligamento de outras linhas de transmissão.


A causa do blecaute, que ainda está sendo investigada, não havia sido diagnosticada, mas, segundo Lobão, os técnicos acreditam que algum problema atmosférico, como um raio, por exemplo, ou tempestade, tenha motivado a queda da energia. Segundo o ministro, foi “um acidente”, e o sistema é confiável. O “apagão” elétrico ocorrido na noite da terça-feira, dia 10, aconteceu há 10 anos e 8 meses após o incidente registrado no dia 11 de março de 1999.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas