10 de junho | 2019

Anunciado o Primeiro Encontro de Bandeiras de Reis no Fefol

Compartilhe:

O secretário municipal de Tu­rismo e de Esportes, Cultura e Lazer, da Estância Turística de Olímpia, Selim Jamil Murad (foto), a­nunciou na terça-feira desta semana, dia 4, durante o lançamento do cartaz promocional oficial, a realização do 1.º Encontro de Bandeiras de Reis de Olímpia. A atividade religiosa e cultural será no primeiro domingo, dia 4 de agosto, do 55.º Festival Nacional do Folclore (Fe­fol), que será realizado no período de 3 a 11 de agosto des­te ano, a partir das oito horas.

“Normalmente o pessoal das folias de reis se apresentavam sem que houvesse a quantidade de público que a gente gostaria de oferecer. Nesse encontro nós vamos ter 25 grupos passeando pelo recinto. Eles têm todo um ritual. Passam embaixo dos arcos (são três). Tem cinco minutos em cada arco e é como se fosse uma chegada de reis. É uma novidade. Nunca existiu. É a primeira vez aqui em Olímpia”, justificou durante entrevista que concedeu à reportagem da rádio Cidade FM.

De acordo com Murad, está sendo desenvolvido um trabalho para a divulgação do festival para chamar a atenção dos turistas: “os turistas virão para Olímpia para a­pro­veitar os par­ques aquáticos e verão o folclore, a cultura raiz do Brasil. Você fica u­ma semana em Olímpia e é como se você estivesse visitando todos os estados”.

Ainda no lançamento, foram adiantados os primeiros detalhes sobre a estrutura da festa. “Uma das novidades deste ano é que os grupos não vão ficar nas escolas. Ficarão em pousadas e hotéis. O prefeito nos solicitou que acomodássemos os grupos com mais conforto, nós nos reunimos com os empresários e fomos atrás para oferecer mais qualidade e estamos tendo apoio da hotelaria. Estamos ganhando reconhecimento e teremos muitas coisas novas para acontecer”, explicou.

No primeiro dia, durante a abertura oficial do Fefol, “teremos uma apresentação especial do Grupo Jongo da Serrinha, de Madureira, considerado o mais tradicional de dança de batuque no Rio de Janeiro, que é uma parceria com o Sesc. Já adiantamos também que, muito provavelmente, vamos ultrapassar o número de grupos do ano passado. Já são mais de 25 confirmados, inclusive inéditos, e teremos muito mais”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas