27 de setembro | 2015

Começa a corrida para se apoderar do trono ricamente iluminado da Rui Barbosa

Compartilhe:

E NÃO É QUE …

… estamos de volta, depois de um longo e duradouro inverno em que entramos na chamada recuperação de uma cirurgia que provoca mudanças mil no corpo e na alma.

ESTE CALUNISTA, …

… que vivia cheio de calos, em razão do peso que carregava em razão dos quilos e quilos de tecido adiposo, ou de banha mesmo, resolveu entrar na faca, se bem que atualmente a coisa ficou mais simples, fazem uns buraquinhos na barriga da gente e, por eles, realizam o procedimento.

PARECE …

… que levei uns cinco tiros devido às marcas destes furos feitos para se introduzir câmera de vídeo, pinças, fixador de grampos e … até bisturis.

PRA QUEM …

… chegou a pesar mais de 160 quilos distribuídos em um metro e 85 de altura, cair, em três meses, para 123 é uma benção da destreza do trabalho do médico Francisco Parra e sua equipe na realização da cirurgia e no pré-operatório da médica Suelen Mazer Laraia, que conseguiu eliminar totalmente a gordura que já cobria quase toda a extensão deste fígado “elefarantonico”.

AGORA, …

… começa uma nova vida, sem diabetes, sem pressão alta, sem rabugice … epa … essa não tem cura … mas pelo menos também sem calos doendo na sola do pé, ou o tal do bico de papagaio.

PELA DESCRIÇÃO …

… acima dá pra perceber que o que estes médicos conseguiram foi uma verdadeira retífica no motor e na funilaria do veículo “Rinocearantes”, só não conseguiram melhorar a pintura, esta só a plástica resolve, mas se começar não tem fim, ou seja, se começar a esticar daqui e dali, vai ficar cada vez mais necessário, o negócio mesmo é aceitar a lata como está e aguardar que o cientista que inventou o escâner, esteja certo em suas previsões de que daqui a 20 anos a tecnologia vai rejuvenescer o homem, que deverá atingir o estágio de transcendência, ou seja, quem quiser não morrerá mais.

BOM, MAS …

… depois destas lucubrações precoces e narcísicas sobre si mesmo, só resta voltar a realidade e a situação começa a afunilar, nos próximos dias, no início de outubro vence o prazo para que os pretensos candidatos a prefeito de Olímpia na eleição do ano que vem se filiem nos partidos que conseguirão se candidatar.

EM OLÍMPIA …

… a situação é mais ou menos previsível, já que o domínio da maioria esmagadora dos partidos políticos se encontra nas mãos de três ou quatro, que têm o poder de aceitar ou descartar os que anseiam disputar a prefeitura.

E ESSA É UMA …

… situação que leva o nosso sistema eleitoral eleger sempre os mesmos, ou sempre pessoas que não estão interessadas na coletividade e sim no próprio bolso, ou interesses de pequenos grupos que se locupletam no poder, seja através de cargos, ou mesmo através das benesses do poder.

SE QUALQUER UM …

… pudesse se candidatar e não tivesse que passar pela aprovação dos caciques políticos (verdadeiros donos dos partidos) que permeiam este Brasil inteiro, muitos seriam os que poderiam se arriscar a passar pelo crivo popular. Aí sim teríamos a verdadeira democracia, sem barreiras casuísticas, ou que levem a este estado de coisas que não pode continuar.

MAS, DENTRO DAS …

… regras do jogo atuais, termina dia dois de outubro o prazo para que os candidatos estejam filiados ao partido que pretendem se candidatar e em Olímpia teremos a possibilidade máxima, se houver muito desentendimento e pouco acordo na calada da noite, de que quatro blocos tenham condições de soltar candidatos, isso se algum nanico não correr por fora isoladamente.

O PRINCIPAL BLOCO …

… de partidos e que poderá sair rachado é justamente o que congrega a maioria dos partidos registrados em Olímpia. São os capitaneados pelo grupo do grande imperador Eugênio José, o Genioso, que é quem detém o maior número.

NESTE GRUPO …

… a coisa é complicada, pois para amarrar tantos interesses e juntar tantos partidos, Eugênio, ao que se comenta, teria feito uma série de compromissos que pode não honrar nas próximas eleições. E, ainda por cima, seu grande líder, do qual seria seguidor ferrenho, o deputado Rodrigo Garcia, teria, ao que se comenta, talvez com medo de alguma reviravolta, incentivado a volta para Olímpia do ex-deputado Fernando Cunha. Mas isso vamos abordar depois.

DENTRO DA SUA BASE …

… EuGênio teria feito acordo de apoiar tanto o vereador e atual secretário do Turismo Beto Putini quando o seu vice, Gustavo Pimenta, os dois pretendentes ao trono iluminado da Rui Barbosa. Beto Putine tem como partido principal o PTB e o atual vice-prefeito, Gustavo Pimenta, que teria o apoio do ex-prefeito José Rizzatti cuja legenda principal é o PSDB.

NESTA SEARA …

… a coisa deve pegar fogo, embora Eugênio tivesse feito o impossível para perpetuar o seu grupo no poder, deve ficar difícil conciliar os interesses dos dois grupos para que saiam juntos, muito embora, tenha quem duvide que seja isso mesmo que Eugênio estaria pensando, pois aí, teria que contrariar seu chefe político, que dizem, quer o ex-deputado como candidato.

TEM TAMBÉM …

… o grupo do antigo PMDB que atualmente tem como possível candidato o advogado João Magalhães, que com o domínio sobre outros partidos também estaria na disputa pelo trono iluminado.

OUTRO PRETENDENTE, …

… que teria legenda de partid o e o domínio de outros seria o vereador Hilário Ruiz, do PT, que nunca escondeu de ninguém sua intenção de vir a ser prefeito desta quase “Instância” Turística e Capital Nacional do Quermessão Parafolclórico.

NAS MARCHAS …

… e contramarchas, tudo pode ocorrer e nenhum destes parece ter formação política suficiente para não aceitar acordo uns com os outros.

FERNANDO …

… O Cunha, o olimpiense ex-deputado, por sua vez, já estaria de malas prontas para além de ter o domicílio eleitoral em Olímpia, ser candidato a prefeito, embora ideologicamente não se mostrando distante dos mesmos que aqui já estão, parece que irá tentar um certo distanciamento do grupo Genial, pois não deve ter descoberto o segredo de Eugênio para ganhar eleições no município (a contratação de inúmeros cabos eleitorais).

FERNANDO …

… Cunha, segundo saiu publicado no blog do Concon, na quarta-feira (23) esteve em Brasília, junto com o atual secretário municipal de Agricultura de Olímpia, vereador licenciado Dirceu Bertoco (PR), em audiência com o Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, quando o ministro teria abonado a filiação dele no PR que em Olímpia está sob o domínio de Dirceu.

COM ESTA FILIAÇÃO …

… ao PR, diretório de Olímpia, o ex-deputado daria o primeiro passo na confirmação de que realmente tem intenção de se candidatar a prefeito em Olímpia nas eleições do ano que vem.

PELO QUE SE …

… entende dos comentários surgidos até aqui, o ex-deputado vai querer trabalhar a ideia de algo novo para Olímpia, com mais experiência e longe do amadorismo demonstrado por Eugênio e seu grupo Genial. Daí, não vai poder colar muito nos geniais, mesmo se o grande chefe Rodrigo Garcia assim o desejar.

CUNHA, QUE …

… antes de ser deputado, devido a sua estreita ligação com o senador Aloysio Nunes, chegou a presidir a Cesp, uma das principais estatais, à época, do governo paulista, hoje é empresário e, comenta-se, inclusive, seria investidor de grande porte em empreendimentos locais, sendo este um dos argumentos para tentar a prefeitura, além do fato de ser olimpiense.

SEGUNDO COMENTA-SE …

… à boca pequena, não poderia deixar Olímpia continuar navegando contra a maré, quando é preciso aproveitar a momento atual do turismo para assegurar o desenvolvimento deste setor e da cidade com profissionalismo e não o amadorismo demonstrado nestes tristes longos quase sete anos do imperador Genioso que conseguiu ser pior que todos os seus antecessores, pois ao invés de entrar para história como o melhor de todos, acabará ficando marcado como o político que brincou de ser prefeito.

PARA ESTE …

… colunista, que embora entenda ser Fernando O Cunha, uma pessoa super educada, experiente e inteligente não acredita que Olímpia estará bem servida com qualquer um deles. Este jornalista entende que, em termos ideológicos são todos farinha do mesmo saco e nenhum deverá conseguir fazer o que precisa ser feito.

E O QUE É PIOR …

… é que a chance de surgir algo de novo no front é praticamente zero em se tratando do atual jogo político que privilegia aqueles que têm o poder financeiro e sobre os partidos. E aí restará à população continuar escolhendo os menos ruins que sempre são piores que os antecessores.

SAINDO DE UM …

… lado e passando para outro, um tema que deverá ganhar discussão esta semana e nas próximas, sem dúvidas, será a mudança que a secretaria Estadual de Educação quer proceder nas escolas de todo o Estado, inclusive em Olímpia.

O GOVERNO …

… está para enfiar goela abaixo de pais, alunos e professores, mais uma medida ditatorial disfarçada de democrática. Para economizar, vai transformar as escolas em nossa região, que funcionam com o segundo ciclo do fundamental e ensino médio, em escolas de ciclo único.

ENFIM …

… vai dividir os colégios estaduais de São Paulo por ciclos de ensino, em um plano que vai fazer até metade dos alunos da rede paulista mudar de escola já a partir do ano que vem.

O OBJETIVO …

… é que a maioria das unidades ofereça classes de apenas um dos três ciclos do ensino básico – anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do ensino fundamental e ensino médio. Atualmente, cerca de um terço das escolas estaduais funciona assim. Olímpia só tem escolas dos ciclos finais e ensino médio.

O SECRETÁRIO …

… da Educação estima que o plano vai afetar até mil escolas e entre 1 milhão e 2 milhões de alunos. A rede tem 5.108 escolas e 3,8 milhões de alunos.

O PLANO …

… foi apresentado aos 91 dirigentes de ensino de todas as regiões do Estado na terça (22). Definida a lista de escolas que serão alteradas, a secretaria planeja convocar pais para um recadastramento e, no dia 14 de novembro, informar as novas unidades dos estudantes que serão transferidos.

SEGUNDO A …

… Secretaria os alunos vão estudar a no máximo 1,5 km dos colégios onde estão. Em Olímpia, pessoas ligadas à educação estimam que a reforma fará com que o município tenha duas escolas oferecendo só o Ensino Médio e o restante o ensino fundamental do segundo ciclo.

O GOVERNO …

… estadual avalia que a estrutura física da rede está defasada, pois as escolas foram construídas para atender uma demanda maior do que a atual e, hoje, têm muitas vagas ociosas. Em 14 anos, as escolas perderam quase 2 milhões de alunos. Contribuíram para isso mudanças como a municipalização do 1º ao 5º ano, a migração de alunos para a rede privada e a queda da população em idade escolar.

SEGUNDO O …

… o secretário Voorwald, a reorganização vai liberar espaço para ampliar o ensino em tempo integral – hoje presente em menos de 10% das escolas – e ajudará a adequar as unidades às necessidades específicas de cada faixa etária. Os parquinhos de colégios que deixarem de atender crianças menores, por exemplo, podem virar quadras. No espaço de salas vazias pode surgir um laboratório. Obras, porém, só devem ser feitas depois, afirma o secretário.

JÁ A PRESIDENTE …

… da Apeoesp, sindicato dos professores da rede pública de SP, Maria Izabel Noronha, acredita que a reorganização das escolas estaduais separadas por ciclos vai "virar uma bagunça" e causar um "descontentamento geral. Se hoje os professores vão a duas, três escolas para dar aulas, com essa reestruturação vai ficar mais fragmentado ainda, vão a muito mais", disse Noronha, referindo-se a professores que dão aulas em diferentes séries. "Vai ser um descontentamento geral não só dos professores, mas dos pais e dos alunos, porque vai ser uma bagunça para realocar todo mundo", afirmou.

NORONHA …

… complementou: "A gente preferia que as mudanças fossem mais ousadas: estabelecer número máximo de alunos por sala e valorizar mais a carreira dos professores, por exemplo", completou Noronha.

O plano da secretaria de educação é que metade dos alunos da rede paulista já mude de escola a partir do ano que vem.

É ESPERAR ...

… para ver o que vai acontecer, tanto na Educação Estadual como na política local.

José Saramago – em dúvida se o que pensa que é, é realmente o que é, ou apenas uma ideia do que possa ser. Será que tudo o que a gente pensa que é, verdadeiramente existe?

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas