19 de agosto | 2023

Advogados de Olímpia conseguem regime aberto para réu acusado de feminicídio tentado em N. Horizonte

Compartilhe:

A ARTE DA RETÓRICA!
O advogado Willian Zanolli participou de seu primeiro júri defendendo tese difícil de ser explicada e entendida pelos jurados.

 

Os advogados Marco Antonio dos Santos, Willian Antonio Zanolli, e Arnaldo Galbeiro dos Santos, tendo assumido recentemente a defesa do acusado, participaram do Júri realizado na cidade de Novo Horizonte no último dia 17 de agosto e, apesar da sua condenação conseguiram atenuar a pena para o condenado cumprir o resto da pena em regime aberto.

Segundo os advogados um caso emblemático e muito difícil para a defesa, a promotoria pedia a condenação pela prática do crime hediondo de feminicídio tentado qualificado.

A defesa realizada pelo advogado Marco Santos sustentou a desclassificação do crime de tentativa de homicídio qualificado para lesão corporal, bem como o afastamento de todas as qualificadoras.

Por sua vez, a defesa realizada por Willian Antonio Zanolli apresentou a tese defensiva da violenta emoção após a injusta provocação da vítima com base na Cultura da Honra, em razão de a vítima supostamente ter traído o acusado, seu cônjuge.

A estratégia defensiva demonstrou ser bem-sucedida ao adotar a linha de argumentação de que o réu cometeu o crime em um estado de intensa emoção após ser injustamente provocado pela vítima. Essa abordagem convenceu o júri, que reconheceu essa circunstância como uma causa de diminuição da pena, resultando na qualificação do crime como uma tentativa privilegiada.

O veredicto final foi alcançado com uma pequena margem de diferença, visto que 4 jurados votaram pela condenação, enquanto 3 optaram pela desclassificação para lesão corporal.

O juiz responsável pela sentença determinou que o réu cumprisse sua pena em regime aberto. Dessa forma, apesar da condenação imposta, o réu obteve vantagens devido ao reconhecimento da violenta emoção como um fator que torna o crime como privilegiado.

Além disso, o benefício da fixação do regime aberto proporcionou ao réu condições menos restritivas para o cumprimento da pena.

Zanolli revela que “realizou o sonho, que era seu e de grande parte dos estudantes e profissionais do Direito, o de participar de um júri, diz que a experiência foi maravilhosa. Minha gratidão aos advogados Marcos Santos e Arnaldo dos Santos, pelo convite, mas, afirma que não tem a intenção ou desejo de participar de outros júris”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas