03 de março | 2024

121 ANOS: Iquegami aponta Saúde e Educação como pontos críticos

Compartilhe:

EVOLUÇÃO!
“Temos que começar a usar tudo que o turismo oferece para poder melhorar condições da população”. Saúde, educação e turismo sustentável sob o olhar crítico e esperançoso de um olimpiense médico e engajado.

Em meio às celebrações do 121º aniversário de Olímpia, a cidade reflete sobre seu patrimônio histórico, cultura vibrante e os desafios dos serviços públicos. Uma figura central nessa reflexão é um residente que cresceu brincando perto da antiga estação ferroviária, um local que guarda as memórias de sua infância. “Eu cresci ali, morei ali em frente, onde é o corpo de bombeiros, perto da estação,” ele compartilha, destacando a importância desse espaço em sua vida e na história local.

A preservação do patrimônio histórico e cultural de Olímpia tem visto melhorias significativas, impulsionadas pela chegada do turismo. “Nós estamos agora dando mais atenção… Nós temos os museus estão funcionando, nós temos uma estrutura muito boa agora,” ele observa, reconhecendo o esforço da cidade em reviver e manter viva sua história através de museus dedicados ao folclore, à arte sacra e à história local.

FESTIVAL DO FOLCLORE É O PRINCIPAL EVENTO

O Festival do Folclore, sem dúvida, se destaca como o evento cultural mais apreciado, celebrando as tradições de todo o Brasil. “É uma festa reconhecida nacionalmente e é uma semana de comemoração, de celebração da cultura brasileira,” ele explica, sublinhando o papel do festival na promoção da diversidade cultural do país.

Contudo, a qualidade dos serviços públicos, particularmente na saúde e educação, é motivo de preocupação. “A saúde precisa de mais atenção… temos problemas de falta de médicos,” ele critica, apontando para a necessidade de melhorias substanciais nesses setores. A educação também sofreu perdas, evidenciando a necessidade de maior zelo por parte do executivo municipal.

NOSSA CIDADE É UMA CIDADE SEGURA

A segurança, por outro lado, é vista como um ponto forte da cidade, oferecendo aos residentes um ambiente relativamente tranquilo mesmo com o aumento do turismo. “Nossa cidade é uma cidade segura… temos pequenos furtos, o que traz um pouco de insegurança, mas no geral a segurança da cidade é boa,” ele assegura.

Olhando para o futuro, ele espera que Olímpia continue a evoluir, utilizando o poder econômico do turismo para melhorar as condições de vida dos cidadãos. “Espero que a cidade consiga evoluir ainda mais… temos que começar a usar tudo que o turismo oferece para poder melhorar as condições da população de Olímpia,” ele projeta.

TURISTA É PARTE INTEGRAL DO DESENVOLVIMENTO

A participação cidadã é vista como crucial para o desenvolvimento da cidade, com um chamado para um esforço comum em favor do turismo e da melhoria dos serviços públicos. “Acho que todo mundo trabalhando no mesmo sentido… nós temos que privilegiar o turismo,” ele sugere, enfatizando a importância de ver o turista não como um inimigo, mas como parte integral do desenvolvimento de Olímpia.

Se houvesse algo que ele pudesse mudar, seria o ritmo de atendimento na saúde e educação, áreas críticas que, em sua opinião, necessitam de atenção imediata. Olímpia, para ele, significa “minha vida”, um lugar de profundo apego pessoal e comunitário.

Em suma, enquanto Olímpia comemora mais um ano de sua rica história, a cidade se encontra em uma encruzilhada, equilibrando o orgulho de suas tradições culturais com a necessidade de abordar desafios contemporâneos em saúde, educação e infraestrutura. A visão para o futuro é otimista, contudo, com um chamado para ação coletiva e um compromisso renovado com o bem-estar de todos os seus cidadãos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas