09 de novembro | 2020

Simples – 130 receitas fáceis e rápidas

Compartilhe:

Simples
Os pratos de Yotam Ottolenghi ganham prêmios e são sempre uma revelação de ingredientes, sabores, culturas e possibilidades. Tudo isso está presente neste livro, com uma novidade: as receitas vêm com sugestões de métodos de organização e muita criatividade. Com fotos lindas de pratos deliciosos, “Simples” combina o mínimo de esforço com o máximo de sabor. São 130 receitas divididas em vegetais crus; vegetais cozidos; arroz, grãos e leguminosas; macarrão; carne e frango; peixe; e doces, com indicações que podem facilitar seu preparo: se podem ser feitas em pouco tempo (menos de trinta minutos) ou com antecedência; se levam dez ingredientes ou menos; se podem utilizar apenas uma panela ou assadeira (para dias de preguiça); ou se são aquelas que impressionam mesmo sem dar nenhum trabalho. “Simples” é o livro de receita que todos desejam: comida excepcional, com um preparo que cabe no nosso cotidiano. O livro está disponível em e-book, tem 320 páginas e é da Editora Companhia da Mesa.

 

Mãe Pátria
A família de Paula Ramón traduz de diferentes formas a história da Venezuela: seu pai, espanhol que emigrou para a América Latina após ser solto de um campo de prisioneiros na Segunda Guerra Mundial; sua mãe, uma professora aposentada com saúde frágil que entende como poucos as decisões que precisam ser tomadas para gerir uma família; e seus irmãos, um encantado com o regime chavista que vira policial e se desilude com a política, outro, um empreendedor que tenta de todas as formas encontrar um rumo para sua vida. Ao juntar a esse elenco os acontecimentos do país, é possível entender com clareza como as decisões dos governos Chávez e Maduro impactaram não só as condições sociais e econômicas de uma família, como também o seu íntimo e os seus afetos. Com um olhar jornalístico apurado e grande habilidade narrativa, Paula Ramón tece a história de seu país enquanto investiga as consequências da escassez e da brutalização das relações interpessoais. Com 240 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

O Valor de Tudo
Denúncia contundente do atual sistema financeiro global, este livro examina com rigor a maneira como o valor econômico foi atribuído ao longo da história e revela como a teoria econômica falhou em definir com clareza a diferença entre produção e apropriação de valor. Mariana Mazzucato argumenta que essa distinção cada vez menos nítida vem permitindo que certos atores econômicos se movimentem predatoriamente em torno de um valor existente ou, pior ainda, o destruam. A autora lança mão de alguns estudos de caso para mostrar como as noções nebulosas de valor criam confusão entre conceitos básicos, recompensam apropriadores e distorcem as métricas de crescimento e do PIB. Nesse processo, a inovação é prejudicada, fazendo aumentar a desigualdade e reacendendo um debate há muito necessário sobre o tipo de mundo em que de fato queremos viver. Com 416 páginas, o livro é da Editora Portfolio Penguin.

 

Poesia Completa
Um dos maiores poetas de língua portuguesa do Século XX, João Cabral de Melo Neto ficou conhecido pelo estilo conciso, rigor formal e apurada crítica social, numa comparação feita por ele mesmo, o poeta seria como um escultor, que incessante- mente corta a pedra até que a escultura surja de dentro dela. Sua produção foi reunida neste “Poesia Completa”, que traz seus primeiros poemas e depois seu primeiro livro, “Pedra do Sono”, lançado no início dos anos 1940, passando por textos que já se tornaram clássicos da nossa literatura como “O Cão Sem Plumas”, “Morte e Vida Severina”, “A Educação Pela Pedra”, “Museu de Tudo”, “Auto do Frade”, até “Sevilha Andando”, seu derradeiro livro. O autor faleceu em 1999, deixando uma obra de força descomunal. Para comemorar seu centenário, esta “Poesia Completa” traz ainda textos póstumos, dispersos e inéditos, organizados por Antonio Carlos Secchin com a colaboração de Edneia Ribeiro.Com 896 páginas, o livro é da Editora Alfaguara.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas