23 de março | 2021

Os Heróis Brasileiros

Compartilhe:

Os Heróis Brasileiros

Do primeiro herói brasileiro, Tiradentes, a personalidades como Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Anita Garibaldi, ao ícone do esporte nacional Ayrton Senna. O palestrante, escritor e aviador Ruy Sodré reuniu em 128 páginas do livro “Os Heróis Brasileiros” mais de 70 nomes que marcaram a história do país. A referência de Ruy Sodré para a escolha dos nomes, segundo o autor, é o Projeto de Lei apresentado e aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República. Os capítulos do livro, todos ilustrados com a foto do personagem citado, foram divididos por 12 categorias, algumas dentro de um contexto histórico como Brasil Colonial; Independência e a Insurreição Pernambucana e também por áreas de atuação como Literatura, Música e Ciência. Em uma das categorias trazidas pelo autor estão as heroínas brasileiras. Ele destaca celebridades como Anita Garibaldi; Maria Quitéria e Princesa Isabel; a figuras menos conhecidas como Anna Nery (pioneira na enfermagem) e Clara Camarão (indígena considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil). A intenção de Ruy com a obra, além de preservar a vida e o legado dessas personalidades, também é levá-los ao conhecimento do público em geral, especialmente estudantes. O livro é da Editora JH Mizuno.

 

Hopi Hari em Papel – Um Sonho Para Se Ter Nas Mãos

O livro “Hopi Hari em Papel – Um Sonho Para Se Ter Nas Mãos”, obra, escrita por Mariana Penteado, reúne o desenrolar da história do “País Mais Divertido do Mundo” em seus 20 anos de existência. Em produção independente, a novidade vem em edição física e de tiragem limitada. O presidente do Parque, Alexandre Rodrigues, conta que a ideia surgiu em conjunto: “Estávamos pensando em algo para imortalizar os 20 anos de história de Hopi Hari. Então, Diego Moura, que, na época, integrava a equipe do Parque, sugeriu a criação do livro e eu aceitei de imediato. Depois disso, comecei os trâmites para viabilizar este projeto, momento em que apareceu a Mariana Penteado. Dessa forma, juntos e todos envolvidos, começamos a concretizar essa obra.” Por trás da essência mágica e divertida de Hopi Hari estão décadas de trabalho, sonhos de diversas pessoas e o desejo de vencer as adversidades. A autora, Mariana Penteado, explica que a narrativa não quer só despertar as lembranças do Parque, mas também transportar o leitor para a experiência de estar lá. Ao terminar de ler a última das 100 páginas que compõem a obra, Mariana deseja gerar um impacto positivo até para quem nunca foi ao Parque Temático. O enredo busca, inicialmente, traçar uma linha do tempo ‘da vida’ de Hopi Hari, desde sua fundação até completar 20 anos de história, baseado em um formato biográfico. Em meio aos acontecimentos, os leitores encontram curiosidades sobre a idealização do Parque, sua localização, a criação do dialeto oficial, entre outras. Depois, cada uma das regiões do Parque – “Mistieri”, “Aribabiba”, “Wild West”, “Infantasia” e “Kaminda Mundi” – dá vida a uma fase histórica dele, com a presença de depoimentos daqueles que levaram a essência do País Mais Divertido do Mundo para suas vidas.

 

Arrancados da Terra

Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa. Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos, Lira Neto conta sua incrível saga de fé, resistência e esplendor cultural, e faz assim também uma história narrativa e colorida da ocupação holandesa do Nordeste. Com prosa fluida e rigor histórico, o autor da trilogia “Getúlio” entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América. Com 424 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

 

Como Evitar um Desastre Climático

Bill Gates passou uma década investigando as causas e os efeitos da mudança climática. Com a ajuda de especialistas nas áreas de física, química, biologia, engenharia, ciência política e finanças, ele se concentrou no que deve ser feito para impedir uma catástrofe ambiental. Neste livro, o fundador da Microsoft não explica apenas por que precisamos zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, mas também detalha como podemos atingir esse objetivo e superar os desafios que temos pela frente. A partir de sua experiência em inovação e de tirar ideias do papel, Gates descreve como a tecnologia já vem ajudando a reduzir as emissões, onde e como ela pode funcionar de forma mais eficaz, em quais setores precisamos de novidades e quem são os pesquisadores por trás delas. Finalmente, ele apresenta um plano prático para zerar as emissões, que inclui desde as políticas públicas até as atitudes que nós, cidadãos, podemos tomar a fim de monitorar o trabalho do governo, de nossos empregadores e de nós mesmos. Como o autor demonstra, zerar as emissões não será fácil, mas, seguindo os conselhos deste livro, é uma meta que está plenamente a nosso alcance. Com 320 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas