30 de novembro | 2015

O Natal vivido na Alemanha

Compartilhe:

Na Alemanha, o Mercado de Natal é um evento esperado todos os anos.  As barracas são montadas quatro semanas antes do dia 25 de dezembro e funcionam até às 22h00 / GB Imagem

As lojas alemãs são recheadas de enfeites natalinos que enchem os olhos de qualquer turista. E o melhor, por um preço bem acessível / GB Imagem

 

 

 

As tradições natalinas da Europa são famosas principalmente por causa das suas cores e sabores preservadas ao longo de muitos séculos. Falando particularmente da Alemanha, é naquele país que as referidas tradições parecem ter mais força.

Na Alemanha, as comemorações do Natal começam quatro semanas antes do dia 25, quando se fazem a “Adventskranz” – Coroa de Advento – são arranjos com ramos de pinheiro ou azevinhos e quatro velas, geralmente vermelhas, roxas ou coloridas; a cada domingo acende-se uma vela para que, ao chegar no último domingo antes do Natal, as quatro velas estejam acesas. A tradição da Coroa de Advento é mantida pela maioria das Igrejas de Confissão Luterana em todo o Brasil e também pela Igreja Católica.

Voltando à Alemanha, paralelamente, em todos os lugares montam-se cabanas de madeira cheias de luzes e nelas o conto do Papai Noel se repete.

É nessa mesma época do ano que se espalha no ar o aroma dos quitutes típicos das festas de dezembro, fartamente encontrados no Mercado de Natal – “Der Weihnachtsmarkt” – onde geralmente são vendidos artigos típicos da ocasião tais como bonecos quebra-nozes, figuras de madeira, latas de biscoitos, brinquedos, velas de cera de abelha, bolas de vidro, estrelas brilhantes, chocolates, doces e outras iguarias tradicionais. Além disso, no mesmo espaço concentram-se apresentações culturais de vários gêneros e programação especial para crianças.

Por toda parte, o clima é mesmo de um conto de fadas; no ar, espalha-se o aroma do vinho quente, dos doces e das amêndoas torradas.

Conta-se que estes mercados ficaram mais populares depois de 1517 quando ocorreu a Reforma Luterana criando novos hábitos entre a população, as crianças passaram a ganhar presentes do Menino Jesus, no dia de Natal, criando-se assim o “Christkindlsmarket”, nome popular dado ao Mercado de Natal no sul da Alemanha. Vale lembrar que anteriormente a troca de presentes ocorria em 11 de novembro, Dia de São Martinho, e no dia 06 de dezembro, data consagrada a São Nicolau. Conta-se ainda que teria sido o líder reformador Martinho Lutero o primeiro a enfeitar um pinheiro com luzes, simbolizando o nascimento de Jesus, a Luz do Mundo.

Berlim, a capital alemã, tem cerca de 59 mercados, sendo que um dos mais famosos é o “Weihnachtsmarkt City”, com mais de 100 barracas nas quais se encontra, entre outras coisas, joalheria, cerâmica e antiguidades.

O “Alter Market” (“Mercado Velho”) fica bem no centro de Colônia é o preferido das crianças porque ali está a gruta do Papai Noel e ainda tem teatro de marionetes, bonecos de madeira, carrossel, algodão doce e bolacha de gengibre.

A culinária alemã merece destaque à parte durante o ano todo, no entanto na época das festas de final de ano, ganham brilho extra. O joelho de porco assado geralmente é servido acompanhado de salsichas diversas, chucrute (repolho macerado no sal e refogado com toucinho defumado) e batatas. Melhor ainda se estiver pururuca!

Além dos doces tradicionais encontrados por toda a Alemanha, vale destacar ainda as “Bratwurst” ou “Weisswurst”, um tipo de linguiça ou salsicha branca, típica da Baviera; “Glühwein” (vinho quente); “Kinderpunch”, que é um tipo de ponche sem álcool; “Springerle”, ou seja, bolinho de anis muito apreciado por lá; maçãs caramelizadas e chocolate quente.  

Em Dresden, o “Striezelmarkt” é tido como mercado de Natal mais antigo e as suas quase 250 barracas vendem principalmente artesanato, mas os produtos mais famosos por lá são o “Stollen”, ou seja, bolo com frutas em forma de pão, e os “Pulsnitzer Pfefferkuchen”, um tipo de pão cujo preparo inclui canela, gengibre, anis, cravo-da-índia e noz moscada.

Em Munique concentra as comemorações de final de ano na “Marienplatz”, praça histórica bem no centro da cidade; ali as barracas ricamente decoradas alinham-se lado a lado, sendo que a atração principal é uma árvore de 30 metros iluminada por nada menos do que 2500 velas. Isso mesmo, velas.

Você ficou com água na boca e com vontade de conferir isso tudo de perto? Fale com uma agência de viagens. Você vai precisar de passaporte válido e visto de entrada, burocracia fácil de cumprir.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas