02 de julho | 2018

O livro O Fim do Alzheimer chegou nas livrarias

Compartilhe:

Ninguém Precisa Acreditar em Mim
Juan Pablo é um jovem mexicano prestes a viajar para Barcelona, onde vai cursar o doutorado “sobre os limites do humor na literatura latino-americana do século XX”. Logo antes de sua partida, porém, ele é convocado para uma “reunião de negócios” com o primo e um grupo de mafiosos envolvidos com corrupção e tráfico de drogas, num episódio que deixará marcas irreversíveis em sua viagem. Neste romance com pinceladas autobiográficas e com altas doses de humor delirante, o autor embaralha os gêneros ao misturar o relato do narrador com cartas da mãe do estudante — que ela própria assume como o “filho favorito” — e trechos do diário de Valentina, namorada do protagonista. Juan Pablo Villalobos apresenta, com estilo capaz de arrancar gargalhadas do leitor, uma galeria de personagens excêntricos numa trama rocambolesca e absurda, que mescla paródia e nonsense. Com 264 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Com Armas Sonolentas
Este romance polifônico gira em torno de três mulheres: Anna, uma aspirante a atriz, de origem humilde, que vê num cineasta alemão a possibilidade de ser levada a sério e ter fama e reconhecimento. Logo depois que o conhece, ela aceita mudar-se para a Alemanha, onde a realidade (agravada pelo desconhecimento do idioma) se apresenta bem diferente de suas expectativas; depois há também a melancólica Maike, uma jovem alemã que, sem razão aparente, resolve estudar português na universidade — para o desgosto dos pais, advogados — e descobre aos poucos que sua improvável ligação com a língua e o Brasil é cada vez mais forte. No curso, ela se apaixona por uma colega, que vai abrir seus olhos para muito do que estava reprimido em seu inconsciente; e ainda uma terceira personagem, sem nome, que aos catorze anos é obrigada pela mãe a deixar sua casa no interior de Minas para trabalhar como doméstica numa casa de família no Rio de Janeiro, onde relações bem complexas irão se desenvolver no convívio dela com os patrões. São três mulheres muito distintas, mas fortemente interligadas, que experimentam uma situação crescente de abandono e exílio — seja geográfico, seja emocional. A viagem, por assim dizer, que cada uma delas faz poderia ser um jeito de “voltar para casa”, na busca por desvendar sua verdadeira identidade. De Carola Saavedra, o livro tem 272 páginas e é da Editora Companhia das Letras

O Fim do Alzheimer
Tememos o Alzheimer como não tememos nenhuma outra doença por duas razões. É uma das causas de morte mais comuns para a qual não há tratamento efetivo. E não é apenas fatal: ela priva as vítimas de suas vidas muito antes de falecerem. Neste livro, o Dr. Bredesen revela que o Alzheimer não é uma única doença, como normalmente é tratado, mas muitas. Elas são impelidas por diferentes mecanismos e manifestas de diferentes formas e em diferentes idades. Mas todas são fortemente influenciadas por um desequilíbrio em 36 fatores metabólicos que podem provocar um “encolhimento” do cérebro. Por meio de um programa detalhado, o Dr. Bredesen revela maneiras de reequilibrar esses mecanismos ajustando fatores do nosso estilo de vida, como micronutrientes, níveis de hormônio, estresse e qualidade do sono. Os resultados têm sido impressionantes. Dos primeiros dez pacientes a seguirem o protocolo, nove apresentaram melhoras significativas dentro de três a seis meses; desde então o protocolo produziu resultados semelhantes com mais centenas de pessoas. As histórias desses pacientes nos permitem entender o que é se recuperar quando a recuperação é considerada impossível. Reunindo informações específicas que ajudarão pacientes, cuidadores e médicos a colocar este protocolo em prática, este livro transformará de forma fundamental como tratamos, prevenimos e pensamos sobre o Alzheimer. Com 280 páginas, o livro é da Editora Objetiva.

Meu Livro Violeta
“Meu Livro Violeta” é uma pequena joia da narrativa curta sobre o crime perfeito. Mestre do suspense e do enredo, Ian McEwan descreve uma traição literária meticulosamente forjada e executada sem escrúpulos. Publicado em janeiro de 2018 na prestigiosa revista New Yorker, o conto revisita um tema caro ao autor e tratado em livros como “Amsterdam”: as ambivalências das relações de amizade entre dois artistas, com doses desmedidas de admiração e inveja. Ao conto que dá título ao livro se segue o libreto “Por Você”, escrito para a ópera de Michael Berkeley. Profundo conhecedor de música, McEwan apresenta uma cativante história de amor e traição envolvendo quatro personagens: o regente e compositor Charles Frieth, sua esposa, uma admiradora, e o médico da família. Em sua primeira incursão no universo da ópera, McEwan mostra que seu talento como criador de histórias segue sendo insuperável. Com 128 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas