11 de dezembro | 2017

O livro Lua de Mel em Kobane chegou nas livrarias

Compartilhe:

Lua de Mel em Kobane
Neste livro, a jornalista Patrícia Campos Mello conta a improvável história de um casal de sírios que se apaixonou pela Internet e arriscou a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico. Era 2 de abril de 2014 e eles estavam separados por 2,5 mil quilômetros: Raushan na gelada Rybinsk, na Rússia, e Barzan em Istambul, na Turquia. Dois jovens exilados que não se conheciam nem tinham amigos em comum. Ela, uma estudante que interrompera o curso de Direito na Universidade de Alepo após episódios de violência perpetrados por extremistas religiosos; ele, um jornalista afastado do país por sua militância pela independência curda. O pano de fundo de “Lua de Mel em Kobane” é a terrivelmente complexa e violenta Guerra da Síria. A Primavera Árabe, a eclosão do Estado Islâmico, a militância curda e o regime de Bashar al-Assad são algumas das grandes questões que a autora enfrenta para dar inteligibilidade aos dilemas e decisões do jovem casal. Com 208 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

O Clube dos Jardineiros de Fumaça
Em um cenário formado por coníferas milenares, estradas sinuosas e falésias, a região californiana do Triângulo da Esmeralda concentra a maior produção de maconha dos Estados Unidos. É lá que o jovem professor brasileiro Arthur busca recomeçar a vida, depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre. Aos poucos, ele se insere na dinâmica local e passa a fazer parte de uma história que começa com a contracultura dos anos 1960 e se estende até o presente. À vida de Arthur e daqueles com quem estabelece vínculos — o atormentado Dusk, a solitária Sylvia, a indecisa Tamara — mistura-se a de personagens reais que participaram do embate que levou à descriminalização do uso da maconha, fazendo deste um poderoso romance panorâmico. Cruzando história e ficção, com uma linguagem original e ousada, a meio caminho entre Brasil e Estados Unidos, Carol Bensimon compõe em “O Clube dos Jardineiros de Fumaça” um brilhante retrato da geração hippie e de seu legado. Com 368 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras

O Livro de Jô
Prestes a completar oitenta anos e com verve mais afiada do que nunca, Jô Soares compartilha sua trajetória de astro midiático num livro de memórias escrito para fazer rir, chorar e, sobretudo, não esquecer. O primeiro volume resgata fatos, lugares e pessoas marcantes da juventude de Jô e reconstitui seus primeiros passos no mundo dos espetáculos, nas décadas de 1950 e 1960. Entre a infância dourada no Copacabana Palace e a dura conquista do estrelato, acompanhamos o autor do nascimento aos trinta anos. Os antecedentes familiares, a meninice privilegiada nos palácios da elite carioca, a mudança para um internato na Suíça, os marcos da formação cultural do futuro showman na adolescência, a paixão pelo jazz, a estreia modesta em pontas no cinema e na televisão, o primeiro casamento e, finalmente, a conquista do sucesso numa São Paulo fervilhante: tudo que você sempre quis saber sobre Jô, ele mesmo conta, com o talento narrativo do romancista de “O Xangô de Baker Street” e “O Homem que Matou Getúlio Vargas”. Com 528 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Do Éden ao Divã
Originalmente publicado em 1990 e relançado no ano em que Moacyr Scliar completaria oitenta anos em edição especial com novas ilustrações, este livro é mais do que uma antologia de piadas e anedotas. Assim como o humor evidencia traços essenciais do éthos judaico, “Do Éden ao Divã” retraça a história do povo hebreu e permite um panorama religioso e cultural de seu pensamento. Passagens bíblicas e do Tamuld, ditados, piadas, citações literárias, ilustrações, tudo é matéria-prima para o riso quando perscrutado pelos olhos de Moacyr Scliar, Patricia Finzi e Eliahu Toker, cuja erudição se combina ao bom-humor para trazer ao leitor brasileiro esta brilhante antologia. Com 248 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas