21 de março | 2024

“Liderando o Futuro” visão, estratégia e habilidades

Compartilhe:

O Amor em Meio ao Dissenso

A vida inspira a arte para levar uma mensagem clara de que, em tempos de ódio, existe uma chave para quebrar a intolerância. É essa a premissa de “O Amor em Meio ao Dissenso”, novo romance do juiz Newton Carneiro Primo. A narrativa parte de um cenário pandêmico, que trouxe não somente a calamidade em Saúde, mas uma guerra político-partidária e a constante sensação de insegurança. A obra é um convite à reflexão sobre questões sociais, políticas e, sobretudo, existenciais, por meio da jornada de Tatiana e David. A protagonista, uma procuradora da República recém-separada, é obrigada a assumir sozinha a condução do lar e os cuidados com os filhos, e tem o destino entrelaçado a um colega de profissão. Ele, um homem brilhante, mas retraído e repleto de questões internas mal resolvidas, abre o coração para o novo relacionamento justamente neste momento de perdas e incertezas, mas esconde segredos que podem colocar a relação em cheque.  É em meio à pandemia e ao dissenso político-ideológico que é travada a luta de David e Tatiana para manter o amor. Conhecedor dos preceitos de justiça e expectador de tantas mazelas sociais, o autor conclama as pessoas a refletirem sobre temas como saúde mental, diversidade, política, e espiritualidade, e revela um pequeno retrato da angústia humana diante da acelerada e incompreendida mudança de valores por que passa o mundo. Para além das camadas factual, filosófica e política, o enredo detém, no aspecto espiritual, uma grande força impulsionadora para a conciliação de contrários, que só é alcançável com respeito e colocando-se acima da crença político-ideológica – passageira e mutável. Em “O Amor em Meio ao Dissenso”, Newton Carneiro Primo conduz os leitores a experiências inseridas em uma realidade marcada por extremos opostos, com personagens sendo desafiados a evoluir em suas concepções, a partir não de conveniências pessoais, mas do sentimento que é capaz de mudar o mundo e modificar positivamente as pessoas: o amor. Com 508 páginas, o livro é da Editora Artêra Editorial.

 

Liderando o Futuro

Vivemos na era da transformação digital, onde cada avanço tecnológico traz consigo promessas e desafios. Nesse contexto de constante evolução, é essencial abandonar as especulações futuristas e investir em um roteiro claro de navegação. Nesse sentido Martha Gabriel, referência em inovação no Brasil, publica “Liderando o Futuro” pela DVS Editora. A obra tem como cerne desbravar a trajetória que transformará o leitor em um indivíduo preparado para o futuro ou future ready.  Por isso, está dividida em temas que abrangem três dimensões complementares: ampliação da visão; aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam criar estratégias para traçar e pavimentar esse caminho; e desenvolvimento das habilidades necessárias. Segundo Martha, somente aqueles que estão preparados para o que ainda há por vir conseguirão despontar na liderança, seja nos negócios ou em outras áreas da vida. Para a especialista, quem deseja antecipar e abraçar as mudanças, em vez de apenas reagir a elas, precisa “hackear” a própria configuração biológica, uma vez que o ser humano não foi criado para lidar naturalmente com o frenesi digital de hoje. Com ensinamentos que extrapolam teorias abstratas, a autora desmistifica o processo inovador ao apresentar abordagens e insights aplicáveis. O lançamento aprofunda-se especialmente em duas capacidades fundamentais e frequentemente negligenciadas, o “Pensamento Crítico” e a “Resiliência”. Martha é enfática ao afirmar que, para liderar no desconhecido, essas habilidades são tão cruciais quanto as competências técnicas. O livro tem 224 páginas.

 

Poder S/A

Abrindo o backstage do cotidiano corporativo, Beto Ribeiro revela a rede de eterna tensão e incerteza que existe dentro de grandes empresas no livro “Poder S/A”. Publicada em nova edição pela Matrix Editora, a obra conduz o leitor por contos cheios de ironia e humor ácido, que fazem rir e ao mesmo tempo refletir sobre as relações de poder no mundo empresarial. Ao longo das 20 histórias, ambientadas em um luxuoso edifício da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, o autor se utiliza dos anos de experiência como executivo de alto escalão para satirizar a falsa política de boa vizinhança que determina a cultura de muitas organizações. Ex-gerente de Marketing de grandes companhias, Ribeiro hoje é conhecido pelo canal no YouTube Crime e Mistério S/A, que conta com mais de 1 milhão de inscritos. Apesar de nomes fictícios para todos os personagens, os textos são baseados em fatos reais e não poupam nenhum escalão. Beto desmascara os podres e pequenos poderes tanto de presidentes quanto de estagiários em tempos que as redes sociais não existiam. Contando com pequenos contos como “Entre a Mãe e a Firma”, “O Que Será o Amanhã? Responda Quem Puder” e “Os BBBs do Trabalho”, o estilo das críticas é inspirado em “O Diabo Veste Prada” e os toques de humor são à la “The Office”. O resultado é uma leitura descontraída, que revela os bastidores de grandes corporações e leva risada em contraposição às frustrações do dia a dia de trabalho. “Liderando o Futuro” é leitura essencial para empreendedores, lideranças corporativas e qualquer pessoa que deseje moldar ativamente as próximas décadas. Sua relevância ressoa em um cenário onde a aceleração tecnológica desafia até mesmo os mais experientes. Além de uma visão panorâmica do que está por vir, o lançamento fornece ferramentas práticas como o Future Ready Index, que facilita a mensuração do estado de preparo para navegar pelas incertezas e construir uma trajetória de sucesso. Com os ensinamentos contidos nesse livro, será possível formar verdadeiros visionários e agentes de renovação em um mundo cada vez mais dinâmico e desafiador. O tem 248 páginas.

 

Caçador de Mentiras

Checador de fatos profissional, o analista de sistemas e criador do site E-farsas Gilmar Lopes reúne sua expertise em desmentir as histórias e notícias falsas da internet no livro “Caçador de Mentiras”, lançamento da Matrix Editora. A obra desmistifica as “fake news” e instiga o leitor a aprender a separar o joio do trigo no meio de tantas informações propagadas. O autor revela as ferramentas e estratégias empregadas para investigar e expor casos enganosos espalhados principalmente por coaches e transformados em histórias inspiradoras, que costumam apresentar algumas características em comum. Geralmente, explica Lopes, apelam para o lado emocional do espectador, não apresentam nenhuma prova do ocorrido, usam nomes de personalidades ou de instituições para ter mais credibilidade e propõem soluções simples para problemas complicados. Além disso, os “criadores” pedem que sejam repassadas ao maior número de pessoas. Enquanto esclarece os mecanismos da desinformação, o escritor compartilha 36 narrativas tão difundidas que se tornaram verdade absoluta para boa parte da população, como a experiência do sapo na água fervente e a biblioteca que está afundando com o peso dos livros. Você já deve ter ouvido esta: utilizamos apenas 10% do nosso cérebro e basta treiná-lo para aumentar o poder desse órgão espetacular. Com apenas alguns exercícios seria possível ativar as regiões inativas da massa cinzenta. Será? O livro tem 184 páginas.

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas