17 de outubro | 2023

Estrada dos Refúgios

Compartilhe:

Glorify 

Com cinco milhões de usuários no Brasil, o aplicativo Glorify ganha agora uma versão em livro. Publicado em parceria com a Editora Mundo Cristão, o impresso chega com o mesmo propósito do digital: oferecer momentos de tranquilidade e apoiar o bem-estar geral dos leitores, a partir de mensagens que acalmam e conectam com o Pai. “Glorify: Devocionais para uma Vida Mais Conectada com Deus” convida os leitores a uma nova jornada diária, auxiliando-os em sua vida espiritual. Ele promove alegria e intimidade com o Criador por meio de pequenas e consistentes conexões que podem ajudar a combater a ansiedade, viver com propósito, melhorar o sono e trazer paz. A obra é dividida em quatro grandes temas. Começa com os princípios fundamentais da fé cristã. Em seguida, apresenta ferramentas espirituais saudáveis para lidar com desafios e aflições. Depois, examina como os ensinamentos de Jesus auxiliam na formação do caráter humano, mesmo em meio às dificuldades da vida, ao refletir acerca das virtudes bíblicas. Finalmente, encerra com uma abordagem prática sobre como viver conforme os valores cristãos. Ao preservar os elementos gráficos atrativos do aplicativo, a edição impressa apresenta versículos bíblicos, devocionais, meditações guiadas e espaço para oração e reflexão. O livro tem 288 páginas.

 

Estrada dos Refúgios

Já na primeira cena, a escritora Bettina Winkler entrega o tom forte, intenso e misterioso do lançamento “Estrada dos Refúgios”. Ao perceber que a irmã do meio não está mais ao alcance de seus olhos, Bárbara sabe que a jovem precisa de ajuda. Durante a busca ao lado da mais nova, Ira, o que encontra é uma situação de abuso sexual, que evolui para agressões físicas e termina com a morte do abusador, Maurício. Dali em diante, tudo o que acontece coloca em risco o disfarce do pai adotivo das três personagens, Bernard Gastrell, um ex-serial killer britânico, que naquela pequena e pacata cidade de interior se tornou “O Justiceiro”. Conforme outros assassinatos surgem na história, o leitor descobre que nem mesmo os laços de sangue seriam suficientes para proteger uma família como essa.  Neste suspense nacional, publicado pela Qualis Editora, a autora destaca a força e influência da cultura nordestina, mais especificamente da Bahia, estado onde nasceu e vive até hoje. “É importante e válido mostrar que histórias podem ser ambientadas em qualquer lugar e não somente ao utilizar características específicas, ditadas como regra ou que ajudam a construir alguns estereótipos”, afirma Bettina. Ao apresentar elementos como a pracinha de chão de pedra, os caminhos de terra batida e até mesmo as jaquetas verde-cana, usadas por mototaxistas, a escritora tira do pedestal as obras de suspense estrangeiras, com cenários e características que não aproximam o enredo do leitor brasileiro. O livro tem 226 páginas.

 

Entre Muitas Vozes

Domênica, uma jovem aspirante a cantora de samba, e Vianna, um jornalista fascista com dependência em álcool, se encontram regularmente na mesa de uma choperia. Eles não são amantes, tampouco podem ser considerados amigos próximos, mas as conversas e as reflexões destes personagens com características antagônicas constituem o livro “Entre Muitas Vozes”, do escritor Marco Antonio Martire. Na obra, os dois protagonistas narram suas respectivas trajetórias. Domênica sonha em se tornar artista, mas está em um conflito interno para atender às expectativas da família e seguir a carreira de jornalista. Na tentativa de se opor aos desejos dos pais, descobre traições que abalam a ideia do matrimônio perfeito. Por outro lado, Vianna sente-se solitário depois que o alcoolismo destruiu suas relações. Com perda parcial da voz devido ao uso contínuo de cigarros, ele encontra na jovem uma possibilidade de ser escutado e de compartilhar suas visões acerca do mundo. Marco Antonio Martire concentra o enredo, principalmente, em um bar na capital do Rio de Janeiro com o objetivo de mostrar as várias realidades que se conectam no cotidiano. Ele comenta: “o livro foi pensado a partir do burburinho de um bar. São muitas vozes falando ao mesmo tempo. Tem o garçom, o bêbado, o estudante, a professora… A obra trata sobre uma voz que quer se sobressair em um universo de vozes que tentam falar coisas diferentes ao mesmo tempo”. Com uma narrativa que equilibra diálogos e pensamentos internos dos protagonistas, o autor atravessa contradições da sociedade brasileira. Além de refletir o crescimento do fascismo no contexto macropolítico brasileiro, também explicita as hipocrisias presentes nas relações interpessoais. Disponível em e-book, tem 240 páginas.

 

Exoplanetas

A noção de incontáveis planetas ao redor das estrelas desperta a possibilidade de não estarmos sozinhos a contemplar a vastidão do Universo. Salvador Nogueira, jornalista referência em divulgação científica especializado em Astronomia, acredita que existe muito a se explorar no cosmos, a começar pela própria origem. Autor de mais de uma dezena de livros sobre o assunto, ele assina agora o lançamento “Exoplanetas”, publicação do selo Edições 70 da editora Almedina Brasil. A obra explora a aventura intelectual e científica da busca pelos planetas localizados fora do Sistema Solar, das primeiras especulações às várias técnicas de detecção e caracterização desses elusivos objetos cósmicos. O autor também mostra como esse campo efervescente da astronomia pode culminar com respostas a perguntas intrigantes sobre as chances de encontrarmos vida em outro canto do mundo. A jornada pela ciência dos exoplanetas inicia pela mãe de todas as perguntas: como o Universo, nascido de um big bang, chegou a um estado capaz de produzir sistemas equivalentes ao solar? Salvador trata da origem do cosmos e o caminho até o surgimento da vida, e explica a trajetória intelectual do último meio milênio para entender sua natureza heliocêntrica. O autor explora, ainda, a formação dos planetas e como as diferentes arquiteturas possíveis emergem nos mais variados sistemas planetários. Mostra também os esforços dos astrônomos em caracterizar de forma mais detalhada mais de 5 mil objetos análogos aos que orbitam o Sol já descobertos para além de parâmetros elementares, como o tempo que levam para dar uma volta ao redor de sua estrela ou seu tamanho. Desde 1995, os astrônomos já descobriram milhares de planetas fora do Sistema Solar, sejam exemplares mais exóticos, sem igual em nosso quintal cósmico, até os mais familiares, frequentemente festejados como “o mais parecido com a Terra já visto”. Mas, o que isso realmente quer dizer? Há mesmo outras Terras por aí? E o que tais descobertas ensinam sobre o planeta habitado pelos humanos e suas origens? Em “Exoplanetas” o leitor encontrará a porta de entrada para chegar a essas respostas e irá passear por descobertas empolgantes sobre o que há lá fora. O livro tem 180 páginas.

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas