17 de julho | 2017
Dicas de como preparar um bom peixe
Dicas de como preparar um bom peixe
O peixe é um alimento muito nutritivo e deve ser incluído no cardápio pelo menos uma vez por semana. Veja algumas dicas:
– Na hora de preparar o peixe, não deixe dentro da água. Deve ser limpo, lavado rapidamente e bem enxugado; para depois ser temperado.
– Para preparar peixe cozido, em vez de usar água experimente cozinhá-lo num caldo preparado com cheiro verde, grãos de pimenta, um pouco de vinho seco e manteiga. Ferva tudo antes e obtenha o caldo que será usado para preparar o peixe.
– Antes de fritar o peixe, passe os pedaços em farinha de trigo. O óleo não deve cobrir o peixe totalmente para que a umidade da carne possa evaporar. Frite cada lado do pedaço completamente, para depois virá-lo para que frite do outro lado também.
– O peixe também pode ser grelhado em frigideira antiaderente. Boas opções para este tipo de preparo são a merluza, badejo, linguado ou pescada
Bacalhau
O bacalhau também é uma rica fonte de proteínas e Ômega 3. O único inconveniente é o preço, mas usando a criatividade também dá para ser incluído no cardápio. Os bolinhos de bacalhau são deliciosos, rendem mais e com menos ingredientes.
– Normalmente, nas receitas de bolinhos pede-se meio quilo de bacalhau, mas pode se colocar menos porque o bacalhau tem um gosto muito ativo que dá sabor aos outros ingredientes.
– Uma boa ideia é cozinhar as batatas na mesma água em que cozinhou o bacalhau. Para isso, primeiro cozinhe o bacalhau, depois peneire o caldo e daí cozinhe as batatas que devem sempre ser espremidas quentes.
– A qualidade da batata é muito importante. Se for do tipo “aguada” será necessário usar farinha de trigo para dar consistência na massa.
– Importante é que os bolinhos sejam fritos numa panelinha funda, com bastante óleo e poucos de cada vez. Assim não ficarão encharcados.
– Saiba escolher: Se o bacalhau for de boa qualidade, é só puxar a pele que ela sairá facilmente.
– Existe no mercado o lombo do bacalhau que já vem sem o sal. É só aferventar. O problema é que ele é bem mais caro.
– Ao comprar o bacalhau em bandejas embaladas, cuidado porque muitas vezes por baixo de um pedaço bonito escondem-se sobras, rabos e partes duras e com espinhos. E o pior é que você vai pagar o preço pelo quilo.
– Para retirar o sal, deixe o peixe de molho, cortado em postas, por 48 horas em vasilha tampada (não totalmente) dentro da geladeira, sempre trocando a água.
– Coloque uma boa colherada de fermento em pó na água de véspera ou deixe de molho no leite por uma noite, para que o peixe cresça na espessura.
– Então, mãos à obra!
Use só até metade do peixe
Frite o peixe com pouco óleo – só até a metade do peixe – para evaporar a umidade sem espirrar.
Os ovos devem ser inteiros
Use os ovos inteiros no bolinho de bacalhau, ao invés de bater as claras em neve. Isso evita que fiquem gordurosos.
O sal não deixa grudar
Para evitar que os peixes grudem na frigideira, aqueça-a bem e esfregue sal no fundo e nas paredes da mesma, usando um pedaço de papel absorvente.
Com vinagre não desanda
Para que o peixe cozido não de desfaça e fique com uma consistência apetitosa, ponha um pouco de vinagre na água do cozimento.
Com o garfo é melhor
Geralmente peixes comprados em peixarias já vêm limpos e sem escamas. Mas se precisar fazer isso em casa, e o peixe for daqueles grandes, experimente usar um garfo para tirar as escamas. Elas sairão com mais facilidade.
Só depois de assado
Somente depois de assado o peixe é que se deve tirar sua cabeça, para que a parte cortada não fique dura e nem seca.
Forre para não grudar
Para que o peixe não grude no fundo da assadeira, forre-a com uma camada de cebolas picadas, aipo e cheiro verde. Batatas cortadas em fatias grossas também costumam dar bons resultados.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!