07 de setembro | 2015

Da tela da TV para a telona do cinema

Compartilhe:

1- “Shaun, o Carneiro” é exibido com muito sucesso pela TV Cultura. Na foto pode-se dizer que Shaun, em um momento de folga das gravações, aproveita para ler o script de um novo episódio / GB Imagem

 

2- Cansado das ordens do fazendeiro e do dia a dia de tarefas na fazenda, Shaun decide tirar uma folga na capital / GB Imagem

 

3- As coisas saem do controle quando o rebanho da fazenda decide ir atrás Shaun, na capital / GB Imagem

 

4- A molecagem de Shaun sem querer acaba fazendo que o coitado do fazendeiro seja levado da fazenda. Com a ajuda do rebanho ele tem de bolar um plano para resgatar O Fazendeiro / GB Imagem

 

5- Shaun é um carneiro inteligente e arteiro que mora com seu rebanho na Fazenda, sob a pseudo supervisão de O Fazendeiro e de Bitzer, um cão de pastoreio bem-intencionado, mas nada eficiente / GB Imagem

 

6- No longa, Shaun conhece uma pequena cachorrinha órfã chamada Slip, que o faz perceber que ter uma casa e uma família não é algo que se deva ignorar ou deixar de valorizar / GB Imagem

 

7- Para evitar as garras de um feroz apanhador de animais, Shaun e seu rebanho têm de se disfarçarem de humanos para não serem presos / GB Imagem

 

A TV Cultura acertou em cheio quando resolveu colocar no ar a série britânica “Shaun, o Carneiro”. A audiência foi imediata. Para quem ainda não conhece, a atração acompanha Shaun, um carneiro pra lá de inteligente e seus amigos em uma fazenda. Em cada episódio, o protagonista tem que resolver um problema sempre com muito senso de humor. O carneiro é um líder natural que leva a turma a passar por um monte de trapalhadas.

A série é produzida pelos mesmos criadores de “Wallace e Gromit” e “A Fuga das Galinhas”. “Shaun, o Carneiro” é uma animação em massinha, utilizando a técnica de stop motion. No Reino Unido, o seriado estreou em 2007. Um detalhe curioso é que o seriado não exibe diálogos sonoros, com exceção dos personagens humanos.

Atualmente a TV Cultura está exibindo a sua terceira temporada. A animação é exibida de segunda a sexta, às 19h15, aos sábados, às 16h45, e aos domingos, às 15 horas. A cada episódio Shaun sempre tenta resolver um problema com a ajuda de seus amigos antes mesmo deles serem descobertos pelo fazendeiro.

A série tem todos os ingredientes que a criançada gosta. Devido ao grande sucesso que a animação vem conquistando no mundo todo, os executivos da Aardman Animations decidiram que era hora para investigar a possibilidade de um longa estrelado por Shaun.

Mas como poderiam fazer a enorme transição de uma série composta por episódios de sete minutos, cada um contendo uma história relativamente simples, para o universo de um filme com uma narrativa complexa com uma duração 10 vezes maior? Que tipo de história contariam? Conseguiriam ampliar o alcance de Shaun para incluir crianças mais velhas e até adultos? E havia outra questão: apesar da falta de diálogo humano não ter sido uma barreira para levar adiante histórias curtas na série de TV, não seria esse um problema para manter a atenção do público durante um filme de 80 minutos? A Aardman usou esses tópicos como ponto de partida e começou a discutir como desenvolver o filme.

Depois de muitos estudos, as respostas às perguntas foram surgindo e já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil o longa “Shaun, o Carneiro – O Filme”, para a alegria de crianças e adultos.

No filme, Shaun continua aprontando e muito! Um dia, cansado das ordens do fazendeiro e do dia a dia de tarefas na fazenda, Shaun decide tirar uma folga na capital. No entanto, as coisas saem do controle quando seu rebanho decide ir atrás dele.

Shaun é um carneiro inteligente e arteiro que mora com seu rebanho na Fazenda, sob a pseudo supervisão de O Fazendeiro e de Bitzer, um cão de pastoreio bem-intencionado, mas nada eficiente. Apesar dos melhores esforços de Shaun, a vida na fazenda anda um tanto paradona e Shaun bola um plano audacioso: tirar um dia de folga. Mas a gente deve tomar cuidado com o que deseja. Os acontecimentos saem rapidamente de controle, e a molecagem de Shaun sem querer acaba fazendo que o coitado do fazendeiro seja levado da fazenda. Com a ajuda do rebanho, Shaun precisa sair da fazenda pela primeira vez e viajar para a Cidade Grande para resgatar O Fazendeiro. E o fracasso não é uma opção. Mas como as ovelhas sobreviverão? Será que conseguem não ser reconhecidas como ovelhas? E assim evitar as garras de um feroz apanhador de animais? Durante esta aventura repleta de ação, eles passam por um monte de divertidos e eletrizantes contratempos. E Shaun conhece uma pequena cachorrinha órfã chamada Slip, que o faz perceber que ter uma casa e uma família não é algo que se deva ignorar ou deixar de valorizar.

“Shaun, o Carneiro – O Filme” segue fielmente a tradição dos filmes da Aardman: uma aventura ágil e divertida, com uma sucessão estonteante de piadas de gargalhar, enredo inventivo e comédia hilariante.

Premiada como melhor longa-metragem no festival Anima Mundi, no Rio de Janeiro, a animação que estreou no último dia 03, no Brasil conta com direção da dupla Mark Burton e Richard Starzack.

Novos personagens

Os cineastas também introduziram personagens totalmente novos que Shaun e o rebanho encontram na cidade grande. Com destaque entre esses novos elementos, temos Trumper, o corpulento apanhador de animais de maxilar quadrado que é o mais próximo no filme a um cara malvado. E temos Slip, uma adorável cachorrinha órfã que vive na cidade e está desesperada para ter um pai ou mãe. Em contraste, Shaun quer escapar do que ele acha que sejam pais muito rígidos lá da fazenda. Ele conhece a Slip, e eles se aliam.

O fato é que, em termos globais, “Shaun, o Carneiro”, tornou-se o personagem de animação mais bem-sucedido da história de Aardman Animations, desbancando até os fenomenalmente famosos Wallace e Gromit”. “Faremos uma outra série do Shaun, um especial de TV com meia hora, e se a bilheteria do cinema for boa, pode haver uma sequência para o filme”, revela David Sproxton, cofundador da Aardman.

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas