10 de fevereiro | 2016

A estrela de Mel Maia não para de brilhar

Compartilhe:

Na primeira fase de “Liberdade, Liberdade”, quem dá vida à protagonista Joaquina é Mel Maia. Joaquina é salva por Raposo (Dalton Vigh), que a leva para viver em Portugal, onde ela recebe o nome de Rosa / João Cotta-RG

Duas gerações de talento: Fernanda Montenegro abraça Mel Maia durante a gravação da campanha “Vem Aí” da Rede Globo / Arquivo GB Imagem

 

 

 

Mel Maia vem conquistando o seu espaço no meio artístico. Aos seis anos, atriz-mirim estreou na tela da Globo em dezembro de 2010 no especial “O Relógio da Aventura”, no qual interpretou a personagem Nina. Mas foi em 2012 que ela tirou a sorte grande e ficou nacionalmente conhecida, quando deu vida a personagem Rita, em “Avenida Brasil”, aquela novela de João Emanuel Carneiro que tinha Adriana Esteves, vivendo a inesquecível vilã Carminha.

Aos cinco anos de idade, a pequena Mel afirmou para sua mãe que gostaria de ser atriz. Foi aí que deu seu primeiro passo na carreira fazendo aulas de Teatro. Ao interpretar Rita quando criança, na primeira fase de “Avenida Brasil”, a sua atuação e a sua segurança em cena viraram alvo de muitos elogios por parte dos autores e colegas de elenco da Globo.

Em 2013, quando estreou “Joia Rara”, o Brasil mais uma vez pode conferir todo o talento da garota prodígio. Mel foi a protagonista da trama e interpretou magistralmente a personagem Pérola. No ano passado a garota voltou a brilhar na telinha, quando deu vida a esperta Felícia, em “Além do Tempo”.

Em meados de março Mel voltará à cena, quando estrear “Liberdade, Liberdade”, a nova novela das 11 da noite que será exibida pela Globo.  Ambientada no Brasil do Século XVIII, mais precisamente na capitania de Minas Gerais, Vila Rica, a história de “Liberdade, Liberdade” começa no período da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Mas não se engane. Esta não é mais uma história sobre Tiradentes, figura que marcou o país. Esta é uma história ficcional sobre Joaquina, a filha dele e, mais uma vez, Mel Maia tirou a sorte grande e foi a escolhida para ser a protagonista na primeira fase da trama, que depois passará para a atriz Andreia Horta. Joaquina será filha de Tiradentes (Tiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella), nascida no Brasil; ela ficará órfã e será criada por um amável estranho em Portugal. Ao longo da trama, ela retorna ao Brasil, onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

As gravações da nova novela que está sendo escrita por Mario Teixeira, baseada em argumento de Marcia Prates e que tem direção artística de Vinicius Coimbra, já estão bem adiantadas.

Após a morte de Tiradentes e de Antônia, Joaquina é resgatada por Raposo (Dalton Vigh), até então simpatizante pela luta dos inconfidentes. Ao ver a pequena testemunhar a morte do próprio pai, ele se compadece de seu sofrimento e assume sua criação. Juntos, eles embarcam para Portugal. Lá, a menina passa a se chamar Rosa, para despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes e desprezavam seus descendentes. Em terras lusitanas, Raposo a cria como filha e ensina à Rosa tudo que sabe. Ele vê a menina se tornar sua imagem e semelhança: forte, decidida, imponente. Apenas com uma diferença: ela é sonhadora como o pai. Pode até se chamar Rosa, mas a alma é de Joaquina, mesmo sangue de Joaquim José da Silva Xavier.

Deixando a história da nova novela, voltamos a falar da estrela Mel Maia. No final do ano passado ela faturou a estatueta de Melhor Ator/Atriz Mirim na 20ª edição de “Os Melhores do Ano”, promovido pelo “Domingão do Faustão”. O prêmio foi por sua atuação em “Além do Tempo”. Mel concorreu com João Gabriel e Sabrina Nonata. Em 2013 ela ganhou o mesmo prêmio por sua atuação em “Avenida Brasil” e em 2014 foi indicada por sua atuação em “Joia Rara”, mas naquele ano não levou a estatueta.

A Globo já percebeu há muito todo o talento da pequena Mel, por isso escolheu a artista para protagonizar ao lado da veterana Fernanda Montenegro sua campanha para divulgar a programação 2016. Em uma grande sala branca, decorada com letras espalhadas pelo espaço e penduradas nas paredes, Fernanda Montenegro pergunta: o que vem aí em 2016? “Depende”, ela mesma responde. Depende do que cada um fizer para preencher esse novo tempo, de como vamos aplicar os interesses, paixões e conhecimentos que acumulamos no decorrer de nossas vidas nesses próximos 365 dias. E é exatamente essa atmosfera que o cenário montado para o trabalho simula: as múltiplas oportunidades que um novo ano nos traz. Nesse clima, Fernanda Montenegro e Mel Maia iniciam uma conversa com os brasileiros, representando a abertura da emissora para ouvir as pessoas, trocar impressões e experiências.

Vale lembrar que Mel Maia nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 03 de maio de 2004. Apesar da pouca idade, além de seus trabalhos em novelas e participações em programas da Globo, ela também já participou de três filmes e coleciona outras premiações como o “Prêmio Noveleiros” e o “Prêmio Quem de Televisão”  entre outros. Sem dúvida nenhuma, Mel Maia caminha para ser uma das grandes atrizes que o Brasil já conheceu. Pode-se dizer que o sucesso nasceu com ela!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas