11 de junho | 2012

Tempos Bicudos

Compartilhe:

Rapidinhas

– O sr. Paulo Skaf (Fiesp) aparece na telinha elogiando medidas tomadas pela presidenta Dilma. Quem conhece as relações Fiesp – PT, ao longo de muitos anos, deve ter ficado bastante surpreso…

– Quem será vice de quem nas eleições olimpienses? Só uma coisa a gente pede: nível (em todos os sentidos) na companha. Altíssimo nível. E discussão de ideias e de projetos.

– O sr. Walter Gonzalis não é candidato ao trono da 9 de julho… É um direito que lhe assiste.

– E o sr. frei Flaerdi? Continua com vontade de ir pra disputa? Como vice? De quem? Ou como candidato a prefeito. O tempo dirá. Aguardemos.

– E o vice do sr. José Serra só será definido daqui a alguns dias, segundo o governador Geraldo Alckmin.

Outras Notas

Rosas para Marta
– Dona Marta Suplicy não foi ao lançamento oficial da candidatura do sr. Fernando Haddad. E causou o maior mal-estar no pedaço. Saia justa é pouca.

– Seu Eduardo Matarazzo Suplicy tentou falar com a ex-mulher pelo celular. O telefone dela estava “fora do ar”… Antes de fazer o telefonema, seu Suplicy dizia, para acalmar os presentes, que Marta chegaria “logo, logo”…

– O comentarista político da Jovem Pan, o jornalista José Nêumane Pinto, deu um conselho ao ex-presidente Lula.

– Que Lula fosse ao Ceasa ou ao Ceagesp e comprasse um caminhão de rosas vermelhas, ou melhor, disse  ele, brancas (“que são as rosas da paz”). E que convocasse a mídia pra registrar o acontecimento: Lula, de joelhos, oferecendo as flores à
petista e pedindo-lhe que lhe perdoasse. E entrasse na campanha de seu Fernando Haddad.

– Antes, Lula deveria ficar o tempo que fosse preciso parado (ele e o caminhão de rosas) na frente da casa da ex-prefeita. Até que ela resolvesse recebê-los – o sr. Lula e as rosas.

– Nêumane não acredita no crescimento da campanha do petista Haddad sem a presença de d. Marta Suplicy.

– Disse que Lula tem convocado ministros para a tarefa que seria de Marta, mas que não há ministro algum que faça a campanha petista crescer. E que o nome é mesmo o de Marta Suplicy _ para alavancar (êta palavrinha feia!) Haddad ao trono de seu Gilberto Kassab, embora o candidato já tenha até o apoio explícito de d. Dilma Rousseff.

– Nêumane disse mais: que o sr. Lula enfiou goela abaixo do partido o nome do ex-ministro da Educação, quando a candidata natural (se é que existe isso) do partido era dona ex-prefeita. E, por conta disso, Marta teria ficado magoada com Lula. E, assim, não entra no barco de seu Haddad por nada desse mundo… Política é política… Aguardemos… Parece, porém, que, dessa vez, os famosos scarpins não amassarão barro nas periferias paulistanas.

Certas Notas

Cecília Meireles (a Grande!) escreveu num poema infantil (?!) que o mundo é esquisito porque tem mosquito.  As esquisitices desse mundo são bem mais nocivas que os mosquitos citados por Cecília. Drummond, por sua vez, o grande Drummond, também em um poema, gritou: Mundo, mundo, vasto mundo / Se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não uma solução…

O tempo passa numa velocidade espantosa. É impossível curtir os bons momentos, os bons dias. Tudo corre, tudo voa. (E nós?). Tudo corre ao ritmo do twitter, do facebook, dos tabletes, do IPAD, dos blogs, dos notebooks… Tudo é “highthec”… (E nós?). Feito baratas tontas que, inadvertidamente, caíram no mel… Vivemos um tempo maluco, em que tudo pode. É o tempo dos 15 minutos de fama (a qualquer custo, a qualquer preço!!!), tempo em que proliferam “celebridades”, fabricadas da noite para o dia, e as mulheres (algumas delas) se autobatizam com nome de frutas. É o tempo do mais (e cada vez mais) do mesmo. Onde anda a Alegria verdadeira? A amizade, a conversa longa e descompromissada (mas proveitosa), onde andam? E agora, José?, perguntaria mestre Drummond. E agora? Se você falasse, se você cantasse uma valsa vienense, se você gritasse, se você morresse… Mas José é duro e não morre… Se você fugisse? Mas fugir para onde?

E se fôssemos para Petra ou para Dubai? Não seria uma solução. Um passeio apenas, talvez. Ou muito mais do que isso? Não sei.
Insistimos em viver num mundo virtual, quando a Realidade  nua e crua grita na nossa cara: que “a Mãe-Natureza chora em dores de parto”, que há milhões de analfabetos e famintos no mundo e que a maior viagem é aquela que faremos (se formos capazes) de nós a nós mesmos, aprendendo a dificílima arte de (com-) viver, como, ainda, diria, sabiamente, o poeta.

Cafezinho da Coluna
Café Amargo

Como cultivar a Paz, quando a violência medra nos quatro cantos do mundo, como ervas daninhas?

Café Amanhecido

Vivemos um tempo sem tempo. Corremos! Em busca de um futuro seguro (financeiramente).

Não temos tempo para conversas (o celular toca insanamente). Corremos! “José, para onde”?…

Café Cremoso

Só a Arte (a Música, a Pintura, a Literatura, a Dança, a Escultura…) pode redimir o homem de tantos erros, de tantos sofrimentos (ainda que alheios), da futilidade e dos enganos do mundo. Felizmente há a Arte, que nos redime dos absurdos e das ilusões da vida… Felizmente.

Pílulas

Nas melhores casas do ramo: “A Última Entrevista do Casal John Lennon e Yoko Ono, de David Sheff, da Nova Fronteira, por R$ 40. São 296 páginas. Uma boa pedida, mesmo pra quem não vai com a cara da ex senhora Lennon.

– E viva o centenário do grande Luiz Lua Gonzaga!

– Jantarzinho na casa de George Clooney rendeu US$ 15 milhões para a campanha de Obama à reeleição.

– Seu Geraldo Alckmin já tem projeto ambicioso para 2014: a sua permanência, por meio do voto, é claro, no Palácio dos Bandeirantes.

Qualquer Nota

– Pérola! O sr. governador Geraldo Alckmin estuda adotar um bônus, nos concursos públicos, na nota de candidatos que se autodeclararem negros ou indígenas. Falar o quê? É o chamado sistema de inclusão para o funcionalismo.

– Em vez do tal sistema, por que não Educação de qualidade desde as pré-escolas. Para todos: negros, pardos, indígenas, brancos, amarelos… Evitar-se-iam as tais inclusões, complicadas, polêmicas e difíceis na idade adulta.

– O que não se faz em busca de votos? Seu José Serra (que esta em Nova York) avisou que estará na Parada Gay, na avenida Paulista.

– Marta Suplicy é esperada no evento, onde poderá “dar de cara” com Fernando Haddad.

– Seu Serra não foi a Nova York a passeio. Segundo o próprio prefeiturável, foi ver in loco como a cidade promove a interação on line entre a prefeitura e cidadãos.

– Fernando Haddad agora procura arrebanhar eleitores engajados à causa verde. Haddad vai a Rio + 20 – conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente – será aberta na quarta-feira (13/6).

– O ex-ministro da Educação tem “cortejado” aliados de d. Marina, como Maria Alice Setúbal (presidente do conselho do Instituto Democracia e Sustentabilidade), Oded Grajew (coordenador da rede Nossa São Paulo). Maria Alice divide a presidência do conselho com Marina Silva e o empresário Guilherme Leal (vice de Marina na corrida rumo ao Planalto, vencida por Dilma Rousseff).

Cumpadres
Bom-dia, meus caros leitores. A coluna é feita (sempre!) com muita vontade e dedicação para vocês. Um abraço e muito obrigado pela atenção à coluna dispensada. A vida, apesar dos pesares, é bela.

Cortina

João da Costa, prefeito de Recife, não vai, segundo ele próprio disse em entrevista, submeter-se ao que chamou de “ato de força” da cúpula nacional do PT.

– O partido decidiu vetar a candidatura do sr. prefeito à reeleição.

– O PT (a cúpula do PT) tem preferência pelo senador (PT-PE) Humberto Costa.

– Detalhe: Ao preferir o senador Humberto Costa ao sr. João da Costa, como candidato a prefeito da bela Recife, o PT estaria atraindo o apoio do PSB à candidatura Haddad.

– Em tempo: Campos é contrário à reeleição do prefeito João da Costa. Então tá tudo explicadinho.

Sopa de Letrinhas

No topo dos mais vendidos do “New York Times”, o livro “American Grown”. O livro (“cultivado na América”) é sobre a horta da White House, residência do casal Obama, que aparece na capa do best-seller com uma belíssima cesta de verduras e legumes, cultivados no quintal da Casa Branca.

– O livro é parte do projeto que dona Michelle carrega como bandeira. A primeira-dama norte americana quer promover a melhora da alimentação e do condicionamento físico das crianças e adolescentes de seu país.

Finalmente

Frase da Semana: “Em  2050, a população mundial chegará a 9 bilhões, dos quais 6,3 bilhões viverão em cidades. Significa que áreas do tamanho de vários países europeus somados serão desmatadas, urbanizadas e tomadas por automóveis, tendo a bordo uma nova e monumental classe média faminta de consumo, produtora de lixo e cega para as consequências de sua fúria predatória”. Pano rapidinho!!! Ruy Castro, in Em tom de filme bíblico, Folha de S. Paulo, A2 opinião, 8/6/2012.

Ivo de Souza é professor universitário.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas