04 de outubro | 2022

Boas “Dicas” – não perca

Compartilhe:

Fica bem limpo

Antes de lavar o moedor de carne, coloque um pedaço de pão para moer. Sairá com ele toda a sobra de carne, facilitando a limpeza.

 

Peixe bom não nada

Para reconhecer o peixe fresco, mergulhe-o numa tigela com água fresca. Se ele flutuar, estará estragado.

 

Tira o cheiro

Para eliminar o cheiro de camarão, acrescente à água fervente, durante o cozimento, um talo de salsão.

 

Cozinha por igual

Coloque as mandiocas descascadas no congelador por 30 minutos. Depois, corte-as em pedaços e cozinhe. Assim, elas amolecerão por igual.

 

Fica crocante

Para o repolho ficar crocante, deve ser cortado ao meio e deixado de molho em água gelada com sal. Depois é só escorrer bem e cortar em tirinhas para fazer a salada.

 

Dourado

Para dar uma cor dourada aos bifes, coloque na hora de fritar uma colher de sobremesa de massa de tomate no óleo.

 

Ervas secas ou frescas?  Quais são as melhores?

Claro que as ervas frescas são mais saborosas e mais ricas em vitaminas. Mas nem sempre é possível tê-las, então o jeito é usar as secas. As ervas secas têm um sabor mais concentrado por isso é preciso atenção na hora de utilizá-las. A proporção é a seguinte: Para 1 colher de sopa (ou 3 colheres de chá) de erva fresca, utilize 1 colher (chá) de erva seca.

 

Conservar na geladeira

As ervas frescas conservam-se na geladeira por mais tempo quando embrulhadas em toalhas de papel, ou outros papéis porosos. Em sacos plásticos podem se conservar por bastante tempo guardadas dentro do saco com ar (ponha a erva no saquinho, não deixe o ar escapar e amarre-o bem amarrado). No freezer ou congelador, guarde-as já picadas, dentro de potes de vidro. Assim congeladas podem ser usadas diretamente na comida, sem descongelar. As ervas secas, dessas encontradas em potinhos e vidrinhos nos supermercados, também duram mais guardadas na geladeira ou bem longe do calor do fogão.

 

Como secar ervas

Não é tão difícil assim cultivar ervas. Se tiver um pequeno quintal, melhor; mas alguns vasos na janela ou no terraço também dão um bom resultado. Colha as ervas assim que florirem, pois o sabor estará bem acentuado. Escolha um dia de bastante sol. Amarre as ervas em ramadas e pendure-as de cabeça para baixo, num quarto que não seja frio, longe da luz direta. Podem ser secas no forno muito, mas muito fraco mesmo. Esmigalhe as folhas secas e guarde-as em potinhos de vidro, bem tampados, num lugar fresco e longe da luz.

 

Mudando a cor dos alimentos

Se o picadinho de carne moída ficou meio claro, junte uma colher de sopa de colorau. Esse tempero também pode ser usado no arroz, farofa, sopas e patês.

 

Cheirinho de alecrim

A sopa de tomates ganha um sabor mais delicado quando você salpicar algumas folhas de alecrim no prato. Este tempero também pode ser utilizado quando fizer caldo de legumes com macarrão.

 

Para lidar com chuchu

Corte o chuchu ao meio, ainda com casca, e esfregue uma metade na outra. Assim você retira o leite do legume e não fica com as mãos grudentas. Outra dica é descascar e cortar o chuchu debaixo da torneira.

 

Veneno natural contra as pragas da horta

Quem tem um pedacinho de quintal não pode desperdiçar a chance de ter uma horta e contar com verduras mais saudáveis, livre dos agrotóxicos. Mas um inconveniente são os pulgões e lagartas. Uma dica são os “venenos naturais” que podem ser preparados em casa e não oferecem risco à saúde. Misture dois quilos de fumo em rolo, bem picadinho, com 20 litros de água. Espere 24 horas e aplique na sua horta.  Se não tem quintal para horta, experimente plantar em vasos e floreiras.

 

Tempero especial

Nada como um temperinho caseiro. Você pode preparar uma boa quantidade e guardar na geladeira e ter sempre à mão. Misture 2 cabeças de alho; 4 cebolas; 3 tomates pequenos; louro; orégano; sálvia; pimenta verde; manjerona; salsa; cebolinha e sal. Ponha no liquidificador os tomates e duas colheres de azeite. Acrescente os demais ingredientes, menos o sal. Bata bem. Acrescente o sal até “secar” a massa de temperos. Coloque em vidros e guarde na geladeira.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas