01 de julho | 2012

Eleições em alto nível?

Compartilhe:

Rapidinhas

– Fernando Haddad não decola. E cai nas pesquisas de intenção de voto. Será que Maluf tem alguma coisa a ver com isso?

– O tucanato quer uma chapa puro-sangue.

– Chalita já tem vice. Assim como Haddad, escolheu uma mulher. Sinal dos tempos. As mulheres estão com tudo.

– O PT olimpiense vai com Helena de Souza Pereira e frei Flaerdi. Por decisão (votação direta) dos filiados do partido, na noite de 27 de junho.

– Conduta corretíssima do presidente do partido Marcos Sanches, no transcorrer dos trabalhos. Ponderado, sem ressentimentos. E, sobretudo, educado. Berço é berço, meu ex-aluno.

– O sr. Hilário Ruiz, que pregava aliança com o PMDB, mostrou-se decepcionado (e desconfortável) assim que terminou a contagem dos votos. Democraticamente, porém, recebeu o resultado da “urna”.

– Constatação: o PT rachou (aliás, vem “rachado” desde há muito tempo). Ou seja, como comentou uma filiada: Em Olímpia, há dois PTs. Pano rapidinho…

Certas Notas

Reflexão
Precisamos, com urgência, aprender a lidar com as nossas deficiências, sejam quais forem. Com os nossos limites, com as nossas falhas (erros?), com a nossa pequenez. Seria um passo quilométrico, se esse aprendizado se concretizasse, no caminho de nossa evolução rumo ao aperfeiçoamento espiritual. Estaríamos, certamente, mais próximos da perfeição (que “nunca” será alcançada por nós, pobres mortais). Estaríamos quase aos pés de Deus.

Pílulas

1.Celso Russomanno continua crescendo nas pesquisas de intenção de voto em São Paulo. Atrás apenas do sr. José Serra. Dizem que o rapaz cresce por conta da tevê – ele tem um programa na Record (“Patrulha do Consumidor”).

2.A vice de Haddad é Nádia Campeão (PC do B). O PT (pasmem, senhoras e senhores) pediu aval ao sr. Paulo Maluf antes de escolher Nádia para formar a chapa petista à Prefeitura paulistana . Pano rapidinho…

Outras notas

–  Fernando Lugo não desiste. Destituído pelo Congresso, o ex-presidente paraguaio não descarta a possibilidade de se candidatar a presidente em abril de 2013.

–  Esse filme nós já vimos. Ônibus queimados, mortes, ameaças de saques contra lojas. Tudo começou depois do dia 13, quando um policial militar foi assassinado.

–  Seu Geraldo Alckmin disse que a polícia vai “pra cima” dos criminosos. E se houver enfrentamento, a coisa vai ficar feia.

–  No programa do sr. Carlos Massa, o Ratinho, do dia 31 de maio, o apresentador do SBT deixou o ex-presidente Lula mais de 40 minutos no ar. Lula aproveitou para elogiar o prefeiturável do PT, o ex-ministro da Educação sr. Fernando Haddad.

–  Resultado: multa por fazer propaganda eleitoral fora de hora (antecipada).

– Seu Carlos Massa, o Ratinho, não deixou por menos. Vai pagar a multa (R$5.000) de Lula.

–  Foram multados, além do ex-presidente, o sr. Fernando Haddad, o SBT e o seu Carlos Massa. O apresentador vai pagar a multa por Lula ter sido seu convidado.

Certas notas

–  Nas telonas “Raul, o início, o fim e o meio”. Imagens inéditas de arquivo mais 50 entrevistas (115min.) revelam a vida de Raul Seixas. Ótima pedida para os fãs de uma lenda do rock brasileiro. Imperdível!

–  Boa notícia! O museu de Ecologia Fritz Müller voltou, depois de quase quatro anos fechado, a funcionar.

–  Friedrich Theodor Müller, naturalista alemão, veio para o Brasil em 1852, aos 30 anos. Foi morar em Blumenau. Pesquisou a fauna e a flora brasileiras.

–  Müller, enquanto morou em Blumenau, correspondeu-se com Charles Darwin. O trabalho do naturalista alemão embasou empiricamente a teoria darwiniana da evolução.

–  Parte dos trabalhos de Fritz Müller (coleções e pesquisas) está no Rio de Janeiro (Museu Nacional da UFRJ). Originais de poesias do cientista estão em vários museus espalhados mundo afora.

– Leão caiu. Dunga poderá ser o novo “professor” do São Paulo, embora haja dinheiro de fora chamando o rapaz: uma proposta de um clube árabe. Em tempo 1: Rogério Ceni está voltando.

–  Em tempo 2: Dunga fala em off que deseja treinar o Inter. Não no momento. Um dia, quem sabe?

–  Desabafo: “A Espanha não vive seu melhor momento. Essas pessoas fizeram sacrifícios para estar aqui, dormiram dentro dos carros, em qualquer lugar para poder ver a corrida. Há uma crise. Mas o esporte, hoje, provoca aquele orgulho de ser espanhol. Tem o Nadal, tem a seleção… E eu sentia que deveria fazer algo.” Fernando Alonso.

–  Há quem tenha comparado esse momento Alonso a momentos inesquecíveis do grande Ayrton Senna. No pódio, o ferrarista chorou.

– Nesses momentos volta a velha discussão sobre nacionalismo e esporte (uma faca de dois gumes, é verdade, mas…)

–  O “El País” já comparou Alonso a heróis e escreveu que o espanhol “como que usando um facão pintado de vermelho” [abriu caminho pelos adversários]. Vamos com calma, pessoal… Com calma…

–  Novak Djokovic (sérvio) é o nº 1 do mundo do tênis. Bate um bolão, além da garra, do carisma e do talento. Pode ser bicampeão em Wimbledon, o templo do torneio mais famoso, prestigiado e tradicional do mundo. Onde sempre brilhou (e bailou!) a bailarina do tênis, a extraordinária brasileira Maria Esther Bueno – campeoníssima de Wimbledon.

–  Pingos nos is: A palavra questão foi digitada (após correção) de forma incorreta na edição passada da coluna. É questões e não “questães”, como publicado. E tenho dito.

E mais: apesar de todos os pesares, há na língua portuguesa a forma questã. O que se mostrou é que a expressão “Trata-se de” não flexiona no plural. Assim: Trata-se de uma questão complexa; Trata-se de questões complexas.

Da mesma forma: Precisa-se de um funcionário; Precisa-se de funcionários.

Neste espaço só gente fina, elegante, sincera. Bom-dia, Wílson Augusto Sarrias Daniel Joaquim Emílio; Carlos Pavese; Maria Inês Firmino; Maria Antonia de Oliveira; Donizete Manzatto; Marcos (Marquinhos) Sanches; Maria Bachega; Sônia de Almeida Bueno; Armando d’Almeida Neto; Denise Seno; Auro Lúcio de Oliveira Souza; Amado André Messias; Mariinha Bortolo Celestrini; Euder Quintino de Oliveira; Sally Vanti; Paulo Ribeiro de Carvalho; Tina Riscali.

Bom-dia, d. Sandra Kátia Aidar Pereira. Deus é mais!!!

A Língua Nossa de Cada Dia

1.Em primeiro lugar: Se você não lê, provavelmente não vai escrever. Em segundo lugar: “Quem lê bem, escreve bem”;

2. Prefiro frango a peixe; É preferível um pássaro na mão a dois voando (use o verbo preferir com essa regência);

3. O time empatou  por 1 a 1; O time ganhou (perdeu) por 3 a 1;

4. Use o demonstrativo corretamente: Este ano (o ano de 2012), esta semana (a semana em que estamos); este governo (o goveno da presidenta Dilma Rousseff); esta administração (a atual, a do sr. Geninho);

5. Empregue esse ao se referir pela segunda vez a uma pessoa ou coisa: Casou-se em 2009; esse foi o ano mais feliz de sua vida; Chegou a Olímpia há 10 anos; nesse ano conseguiu seu primeiro emprego;

6. Li a carta em que (na qual) ele rompe com o governo; não use onde no lugar de em que. Onde desingna (indica) lugar, apenas lugar;

7. Esta é a casa  onde Maria mora; Visitou a escola onde os filhos estudam.

P.S.: Olímpia deseja (EXIGE) uma campanha eleitoral de altíssimo nível. Da parte de todos os senhores candidatos. A população não quer baixaria. Quem partir pro “barraco” vai ficar de fora… E tenho dito… Em tempo: Não há nenhum preconceito em relação à palavra “barraco”. Por isso mesmo ela está como está. Alto nível, senhores candidatos!!! Bom-dia, sra. Helena de Souza Pereira, sr. João Baptista Dias Magalhães, sr. Eugênio José Zuliani, vamos discutir plano de governo, um debate saudável no nível das ideias, das plataformas políticas. Sem jogar nada no ventilador. Obrigado em meu nome e em nome dos cidadãos olimpienses. Vamos, civilizadamente, às urnas. Olímpia merece uma campanha limpa, decente, bonita… E os senhores são capazes de realizar campanhas que orgulhem todos os cidadãos olimpienses.

Ivo de Souza é professor universitário.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas