02 de novembro | 2014

Bonito é um excelente destino para quem busca harmonia com a natureza

Compartilhe:

Um aquário natural, onde o visitante pode se sentar em meio à natureza e admirar as belezas dos inúmeros peixes que habitam as águas cristalinas de Bonito / Divulgação

Quando você for visitar Bonito, não deixe de fazer a trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, em meio à fauna e flora local e conhecer o Parque das Cachoeiras. São sete belíssimas cachoeiras que podem ser admiradas e ecologicamente exploradas / Divulgação

 

 

 

Bonito começou a se destacar no Brasil e no mundo, pelas suas características de rara beleza natural, assim como a forma profissional de conduzir um sistema turístico em harmonia com a própria natureza.

Para quem gosta de natureza, esportes e aventura, o destino certo é Bonito, uma cidade cujo cenário justifica o nome que ela tem. Este paraíso situa-se no Estado do Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste do Brasil. Está a 280 quilômetros da capital Campo Grande, a 180 quilômetros do Pantanal e dentro da Serra da Bodoquena, uma região de belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e riquezas culturais, como uma reserva indígena, com três diferentes etnias.

Atualmente, Bonito é reconhecida também pelas suas manifestações culturais, tais como teatro, música, artes plásticas, festas típicas, dentre outras formas de expressar a cultura de um povo simpático.

Há duas festas que envolvem a cultura de fazenda, como “Festa do Peão Boiadeiro” e “Festa da Confederação Estadual dos Clubes de Laço”. Fazem parte também do calendário de eventos de Bonito, a Feira do Artesanato (abril), Festival Gospel (maio), Festival de Inverno (julho), Festival da Guavira (novembro) e Bonito Natal (dezembro).

Contando com uma bem organizada infraestrutura para atender ao visitante, vale à pena conhecer algumas das atrações que a natureza da região oferece. Que tal contemplar o azul do céu boiando e se deixando levar pela correnteza?

A flutuação é um esporte bastante popular devido às muitas opções de rios de águas cristalinas, nos quais pode se flutuar à vontade. Usando roupa especial de neoprene, máscara e snorkel, o visitante boia tranquilamente em cursos com pouca correnteza. É possível observar com incrível nitidez peixes típicos da região, como piraputangas, pintados, pacus e dourados. Os locais preferidos para isso são o Aquário Natural da Baía Bonita, Rio Sucuri, Rio do Peixe e Rio Formoso.

Imperdível é uma visita à Gruta do Lago Azul; trata-se de uma impressionante formação rochosa repleta de espeleotemas. No fundo da gruta de paredes brancas calcárias está o lago de água transparente e parada que se assemelha a um enorme espelho azulado. Tem 100 metros de largura e 70 de profundidade. O visitante chega próximo à borda, mas não é permitido tocar a água. A gruta é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e limita-se o número de visitas por dia.

Quando você for visitar Bonito, não deixe de fazer a trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, em meio à fauna e flora local e conhecer o Parque das Cachoeiras. São sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, que convidam os turistas para se refrescar em suas piscinas naturais.

Para aqueles que gostam de emoção extra, uma boa dica é o mergulho em cavernas submersas, mas isso é permitido apenas aos mais experientes e credenciados. Tudo isso no Abismo Anhumas, cujo acesso é feito por rapel e permite mergulho livre em lago com 80 metros de profundidade. Tem ainda a caverna submersa da Gruta do Mimoso.

Fazendas nos arredores da cidade recebem os turistas para passeios a pé e a cavalo em trilhas pela mata ou de bote, caiaque e boia pelos rios. E sempre há uma cachoeira para banhos refrescantes. A maior, a do Rio Aquidabã, tem 120 metros de altura.

O turismo em Bonito é muito organizado e tudo é feito com a máxima preservação da natureza, por isso cada passeio tem um número máximo de visitantes.  Assim, o ideal é fazer as reservas com antecedência.

Qualquer reserva para os passeios deverá ser efetuada numa agência de turismo local. A agência se responsabilizará pelas reservas, contratação do guia de turismo que irá acompanhá-lo e emitirá uma autorização para realização do seu passeio.

Conforme lei municipal, para visitação dos atrativos turísticos de Bonito é obrigatório o acompanhamento do guia de turismo local credenciado pela EMBRATUR e cadastrado na prefeitura.

Nunca é demais lembrar que as roupas e calçados devem ser os mais confortáveis possíveis, sendo que o calçado recomendado para os passeios é o tênis.

O protetor solar e o repelente não poderão ser utilizados em alguns atrativos para a conservação das águas e peixes.

As condições atmosféricas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios.

O acesso de carro se dá a partir de Campo Grande, pela BR-060, via Nioaque e Guia Lopes da Laguna. Ônibus saem de Campo Grande. A cidade ainda é servida por aeroporto local.

Bonito é muito mais do que uma simples aventura.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas