22 de julho | 2018

Vídeo destacando canil pago e inacabado de Geninho ganha destaque nacional na Globo

Compartilhe:

Um vídeo destacando o canil municipal que foi pago, embora inacabado pela administração do ex-prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, inclusive pedindo providência para a devolução do dinheiro gasto, ganhou destaque nacional no quadro “Que Brasil você quer para o futuro”, do jornal Hoje, exibido no início da tarde desta sexta-feira, dia 20, pela Rede Globo de Televisão, apresentado diariamente pela jornalista Sandra Annenberg.

Para participar desse quadro, as pessoas devem gravar um vídeo curto, cobrando algo que entendem essencial e enviar para a emissora pelo endereço na internet: g1.com.br/brasilqueeuquero.

Entre os vídeos enviados por telespectadores que foram mostrados hoje, apareceu o filme elaborado pelo olimpien­se Thiago Degasperi, no qual mostra imagens do canil municipal, inclusive já objeto de investigação pelo Ministério Público de Olímpia

“O Brasil que eu quero é que o dinheiro de obras como essa do canil municipal, abandonada há anos, volte para os cofres públicos e a obra seja terminada”, diz a mensagem de Thiago, que aparece no vídeo.

ENTENDA O CASO

Como se recorda, depois de receber uma denúncia do vereador Hélio Lisse Júnior, o Ministério Público (MP), através da promotora pública Valéria Andréia Ferreira de Lima, responsável pela 2.ª Promotoria de Justiça de Olímpia, investigou e está processando mais uma vez o ex-prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, por causa da obra para a construção desse canil que, inclusive teria sido paga à construtora responsável, mas não teria ficado pronta.

De acordo com a inicial da ação, apurou-se em inquérito civil, que o Município de Olímpia, através do ex-prefeito firmou um contrato com a empresa EPPO Construções e Comércio Ltda. – EPP, por intermédio de seu representante Pedro Tadeu Caniato, após prévia licitação – Tomada de Preços n. 05/2013 – para “con­tratação de empresa especializada com fornecimento de materiais, equipamentos e mão-de-obra para execução de obra de construção de Canil Municipal, conforme Memorial Descritivo, Planilha Orçamentária e Projeto Básico com prazo de execução fixado em 90 (noventa) dias e valor global de R$ 74.158,40.

Houve reserva do montante em 14 de setembro de 2013 e, em 29 de abril de 2014, o município promoveu o pagamento da obra supostamente executada no valor consignado no contrato.

No entanto, em que pese o desembolso de recursos públicos promovido por Geninho, “a obra jamais foi utilizada e serviu à finalidade original da contratação. O erário municipal arcou com prejuízo equivalente ao valor da obra”.

Também consta na inicial, que o município encaminhou vistoria do local realizada em 26 de julho de 2017, acompanhada com fotografias e o que se observa é a existência de obra inacabada, desprovida de infraestrutura tanto para animais, quanto para servidores públicos.

No local, segundo o MP, não há ligação de água ou mesmo iluminação e estão ausentes instalações sanitárias. A estrutura precária existente no local está sujeita aos efeitos das intempéries. Não há telhas, pintura ou calçadas. Além disso, a estrutura é totalmente imprópria para o acolhimento de animais em confinamento.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas