30 de agosto | 2009

Thermas sem águas quentes hotéis perdem até 90% de reservas

Compartilhe:


A ausência das águas quentes no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, já há alguns anos o principal motivo para a grande procura dos turistas, alguns hotéis da cidade já tiveram até 90% das reservas antecipadas canceladas. Eram pessoas que viriam para Olímpia com a finalidade de aproveitar os benefícios que as águas termais proporcionam e desistiram das viagens ao tomarem conhecimento que os poços foram lacrados pelo Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).

Por outro lado, a preocupação cresce na medida de que, se era aguardada uma grande procura, principalmente com o encerramento da Festa do Peão de Bar­retos, essa expectativa murchou com o passar dos dias. O evento, considerado de alto custo, pelo menos para parte dos turistas, também não está dando o resultado que poderia até mascarar o problema.

Procurada pela reportagem desta Folha, Iraci Ribeiro Flores, proprietária do Hotel Olímpia, relata que perdeu cerca de 70% das reservas que tinha e que teve até que devolver dinheiro as pessoas que haviam realizado os depósitos bancários. “Já tivemos muitos prejuízos. Tem excursões que já cancelaram e que estão cancelando reservas. Perdemos muito dinheiro”, disse.

A situação é ainda mais complexa para Paulo Eduardo Castro Bo­ni­ni, proprietário do Hotel Mu­ni­cipal, o mais antigo da cidade, que perdeu cerca de 90% do movimento. Mesmo com o evento em Barretos, a procura não chega a entusiasmar. Neste caso, apontando uma queda de 60% na procura, ele reclama: “caiu bastante a Festa do Peão de Barretos para nós também”.

A situação não é tão deses­pe­radora quando analisam apenas o mês de agosto. Janaina De­mé­trio Manoel Ferranti, proprietária do Hotel Villa Rebellato, destaca que a primeira dezena do mês está salvando as contas da empresa. “Tivemos muitos cancelamentos de excursões e também de particulares”, relatou. O problema do Ther­mas, segundo ela, afetou até mesmo a procura de quem pretendia vir para a Festa do Peão e, ao mesmo tempo a­pro­veitar as águas quentes do clube.

A mesma situação é informada pelo gerente do Olímpia Resorts, Esio Afonso, cujos cancelamentos de reservas já chegam a 26% e ainda poderia perder muito mais. De acordo com ele, muitos que fi­zeram reservas para aproveitar o clube e também ir a Barretos, deixaram de vir.

Proprietária de dois estabelecimentos: Hotel Fênix e Hotel Flam­­boyant, Maria Beatriz Gan­din, informa que perdeu cerca de 80% das reservas, mesmo com a festa na cidade vizinha, que gerava boa expectativa para, pelo me­nos na segunda quinzena de agosto. “A festa do peão também não está tendo muita procura. Só os dois fins de semana e mesmo assim, no primeiro foi só 50%”, afirmou.

Aparentando ainda não acreditar na situação de risco, a gerente do Thermas Park Hotel, Ma­ria Augusta Paschoal, informou que ainda não sofreu nenhum impacto por causa da ausência das águas quentes no clube, mas comemora a lotação da segunda semana da festa de Bar­retos. “Estou com 100% de ocupação para essa semana”, informou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas