03 de março | 2019

Thermas inaugurou toboágua gigante e anunciou compra de nova área onde cabem três parques

Compartilhe:

Foram meses de esforço de centenas de trabalhadores, centenas de toneladas de concreto e ferragens diversas além de tubos de fibra e outros materiais. Tudo isso para construir o maior complexo de toboáguas radicais do Brasil, o gigante Lendário, único no Brasil em sua configuração e que foi inaugurado pelo Thermas dos Laranjais em Olímpia, SP, no sábado, dia 02 de março, data em que a cidade comemorou 116 anos de fundação.

Mas o Thermas não para no Lendário. O vice-presidente, arquiteto Jorge Noronha, na solenidade de inauguração já adiantou que na própria área pelo menos quatro outras atrações já estão planejadas, algumas já em construção. E a diretoria já adquiriu uma área de mais de 30 alqueires do outro lado do ribeirão Olhos D’água que dará para construir praticamente três parques iguais ao atual que tem 10 alqueires.

A nova grande atração do Thermas, nos últimos meses virou sensação em todo o Brasil, apenas com a divulgação na internet dos testes que foram feitos nos últimos meses, com dezenas de artistas e youtubers vivenciando todas as emoções radicais que ele proporciona e agora tem tudo para ser mais um ponto expressivo de diversão de todos os associados e também um dos principais atrativos que atrairá visitantes de todo o país.

A solenidade de inauguração começou às 9 horas do sábado, dia 02 de março, como um presente para a cidade que comemorava 116 anos e já tem sua economia baseada no turismo, a sua mais nova grande atração, o toboágua Lendário.

A cerimônia começou com a apresentação em telão dos hinos a Olímpia e nacional. Logo após foi exibido um vídeo com o vice-presidente e arquiteto do parque, Jorge Noronha, contando detalhes sobre a implantação, sobre o próprio lendário e também dando uma visão geral do que pode vir a se transformar o Thermas dos Laranjais que já tem área adquirida para construir o equivalente a outros três parques.

Na sequência, na entrada da nova atração, o presidente e idealizador do parque aquático, empresário Benito Benatti, esposa e filha e o vice-presidente Jorge Noronha e esposa fizeram o descerramento da fita inaugural e da placa que tem a frase que retrata a jornada de Benito Benatti, fazendo relação com a inauguração desta nova grande atração: “EIS O LENDÁRIO, QUE SURGIU DE UM SONHO QUE VIROU LENDA”.

Antes, no entanto, o Frei Mauro, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Olímpia realizou a benção das instalações.

A seguir os presentes foram convidados a entrar na área onde o Lendário está instalado e onde foram mostrados ao público os cinco bonecos com os mitos que representam cada uma das pistas do Lendário, Boitatá, Saci Pererê, Cuca, Iara e Boto.

Dando continuidade ao evento, falaram pelo Thermas, o vice-presidente, Jorge Noronha, o diretor social do parque e secretário de Turismo e Cultura, Selim Jamil Murad, o prefeito Fernando Cunha e o deputado federal Eugênio José Zuliani, o Geninho.

Ao final, o cantor Wesley Matos apresentou um show para todos os presentes em um palco dentro de uma grande tenda armada defronte do Lendário. Matos também cantou, antes do descerramento da fita inaugural, a música Raridade, de Anderson Freire. Por último associados e visitantes puderam experimentar as novas emoções na mais nova grande atração do Thermas, o gigante Lendário.

Os artistas da Praça é Nossa, do SBT, Harley e Geovani Braz (Saidera) vieram a Olímpia especialmente para participar da inauguração do Lendário.

SOBRE O NOME

O nome Lendário, foi escolhido pelo presidente do Thermas, empresário Benito Benatti e pelo nosso vice-presidente, arquiteto Jorge Noronha, para homenagear todos os olimpienses, pois Olímpia é oficialmente a Capital Nacional do Folclore e Lendário diz respeito as lendas; que possui essência de lenda; daquilo que é fruto da imaginação; mítico. As cinco pistas levam os nomes dos personagens míticos: Boitatá, Saci Pererê, Cuca, Iara e Boto.

A Iara (toboágua azul e amarelo – boia – pista 1) – segundo o folclore brasileiro é uma linda sereia que vive no rio Amazonas que de acordo com a lenda, cantava uma melodia irresistível, atraindo os homens para o fundo do rio.

A Cuca (que dá o nome ao toboágua verde – cápsula – pista 2) – é conhecida popularmente como uma bruxa velha e feia com cara de jacaré, um bicho imaginário criado e usado para fazer medo às crianças choronas que não querem dormir. Quem nunca ouviu o “Nana nenê que a Cuca vem pegar”.

O Boitatá (toboágua laranja – cápsula – pista 3) – é simbolizado por uma cobra de fogo com dois grandes olhos, ou por um touro que lança fogo pelas ventas nas lendas está relacionado com a indicação de tesouros ocultos, a proteção dos campos contra incêndios.

O Saci Pererê (toboágua roxo – o mais radical – pista 4) – embora tenha origem portuguesa, a mitologia africana no Brasil, o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje.

Já o Boto (toboágua laranja – boia – pista 5) – o famoso peixe da região amazônica é o personagem de uma lenda da região Norte do Brasil, geralmente contada para justificar a gravidez de mulher solteira.

O lendário tem, portanto, cinco pistas, duas de boia percorridas com boias e que conseguem levar até quatro pessoas cada uma (desde que o peso total não ultrapasse 250 quilos). Estas partem de uma altura de até 26 metros percorrendo uma extensão de quase 300 metros e as de corpo (cápsulas) com aproximadamente 170 metros de extensão saem de uma altura de 28 metros e o complexo todo ocupa uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados.

Nos toboáguas de cápsula, o usuário é colocado em pé dentro de uma cápsula que dá acesso a um duto com água corrente e, sente a sensação de o chão desaparecer de baixo dos seus pés, com o corpo caindo em queda livre, passando por curvas e ondulações até chegar em calhas onde a velocidade é amenizada até parar. A queda livre se dá praticamente da altura de um prédio de 10 andares.

CONFIGURAÇÃO INÉDITA NO MUNDO

Segundo explicaram o presidente do parque aquático Benito Benatti e seu vice-presidente, arquiteto Jorge Noronha, o Lendário é um conjunto de toboáguas adquirido da empresa WhiteWater do Canadá, uma das maiores do segmento, e que foram escolhidos entre a enorme gama de atrações que produzem, aqueles que entenderam ser os mais interessantes e apropriados para se transformar na nova grande atração do Thermas.

A atração de Olímpia passa a ser inédita justamente devido a composição dos toboáguas escolhidos à dedo pelos diretores do parque e também pela composição destes. “São duas descidas em boias de duas, três e 4 pessoas, desde que o peso total não ultrapasse 250 quilos (saindo a 26 metros de altura) e três descidas individuais em cápsulas super velozes (saindo de plataforma postada a 28 metros de altura), uma delas com “looping” (faz um circulo completo em alta velocidade).

Cada um dos toboáguas têm pelo menos duas variações que provocam muita emoção em seus usuários. Os toboáguas do Lendário são acessíveis para visitantes que tenham a partir de 1,20 metro de altura. Nas descidas individuais, é necessário também ter pelo menos 45 quilos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas