14 de julho | 2019

Tereos obtém redução de 50% em áreas queimadas em 2018

Compartilhe:

Com um programa de prevenção e combate que inclui melhoria de processos e uso de satélites para detecção rápida de focos e campanhas de comunicação para diminuir ocorrências, a Tereos Açúcar & Energia Brasil obteve uma redução de 50%, aproximadamente, em relação a áreas com cana-de-açúcar queimadas, durante o ano de 2018. Para reduzir esse impacto, a empresa vem fazendo investimentos em tecnologia e na melhoria de processos.

Na safra 2018/19, com o programa de prevenção e combate a incêndios, a empresa conseguiu uma redução de 50% de área incendiada. Esse resultado se mostra ainda mais expressivo levando-se em conta que, no período, houve diminuição de 22% nas chuvas na região noroeste de São Paulo, onde estão as sete unidades do Grupo.

Segundo o diretor de Sustentabilidade da Tereos, Edilberto Bannwart, essa diminuição das ocorrências pode ser atribuída a uma série de iniciativas presentes no programa de prevenção e combates a incêndios implantado pelo Grupo. “Além do sistema de moni­toramento dos canaviais via satélite, estamos aprimorando a nossa estrutura de combate aos focos”, comentou o executivo.

 “Nosso compromisso com a melhoria dos processos é constante. Para esta safra, a Tereos está testando o uso de um aplicativo online para o registro das ocorrências, que pode ser acessado via tablet ou smartphones. O intuito é melhorar o fluxo de comunicação entre a torre de controle e as equipes de combate, trazendo o feedback das ocorrências em tempo real, bem como com a Polícia Ambiental”, explicou Bannwart.

Satélites da Nasa

O sistema de monitoramento adotado pela Tereos, feito por meio de 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), faz envios automáticos de alertas das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP), o que permite respostas ágeis e controle imediato nas áreas atingidas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas