04 de setembro | 2016

Técnico registra o uirapuru laranja em mata de Olímpia

Compartilhe:

O técnico em agrope­cuária, Luiz Augusto Fra­re (foto), morador da cidade de Jaguariúna, no Estado de São Paulo, filmou uma ce­na pouco comum: o cortejo dos dançadores-laranja, também conhecidos co­mo uirapurus-laranja. Eles foram filmados em cortejo à fêmea: cena é rara.

Três vídeos enviados por Frare ao Você no G1 mostram dançadores-laranja cortejando uma “pre­tendente” em uma mata na cidade de Olímpia. A fêmea, de plumagem muito diferente do macho, também aparece no vídeo.

As aves foram filmadas a cerca de seis metros de distância. “Quando saíam do galho-palco, chegavam a ficar a um metro de minha cabeça”, conta Frare. Segundo o observador, foi um registro emocionante e muito difícil de ser feito.

Outro registro importante enviado por ele é o vídeo de uma galinha-do-mato, uma ave de difícil visualização. A filmagem foi feita em uma propriedade particular na cidade de Ibiúna, Estado de São Paulo. Sempre interessado na natureza, Frare é observador de aves há 4 anos e reúne cerca de 550 espécies de aves em seu acervo.

A observação de aves também faz de Luiz Fra­re um guardião da natureza. “Faço de tudo pa­ra preservar os locais e as aves encontradas neles. Realizo monitora­men­tos nos locais e faço a contagem das populações das espécies”, diz.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas