24 de janeiro | 2010

Secretário já fala em instalação de radares

Compartilhe:

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Amaury Hernandes (foto), o sistema de trânsi­to de Olímpia deverá ser dotado de radares, ainda neste ano, como forma de inibir as infrações comu­men­te praticadas por condutores de veículos. A afirmação foi feita quan­do comentava o fato de muitos motoristas não respeitarem o sinal vermelho nos semáforos e a­travessar em momento proibido.

“Algumas coisas o município faz que é instalar elementos que melhorem a segurança. Agora a segurança depende das pessoas. Não tem como o município falar para as pessoas não passar no vermelho. Então, elas têm que ter consciência. Sabem o que a lei não per­mite e fazem isso agredindo a lei”, lamentou.

Mas em seguida, embora tenha afirmado que é necessária a presença da fiscalização no trân­sito, informou que nos pontos de semáforos há a pretensão de implantar os chamados radares se­mafóricos para flagrar os motoristas que não respeitam o sinal vermelho.

“Nós já estamos pensando nes­sa hipótese de instalar radares semafóricos. Colocamos em todos os pontos e aquele que cru­zar no vermelho vai ser autuado automaticamente. Não precisa do policial e nem ninguém parado lá vendo ele passar. O radar vai registrar, vai tirar a fo­to dele e ele não tem co­mo falar que não foi ele”, justificou.

No entanto, deu a entender que também consta do projeto a implantação de semáforos de controle de velocidade. “Esse ano, ao longo do ano, vai acontecer isso”, acrescentou, depois de ouvir a citação da necessidade também de inibir esse tipo de infração.

Hernandes informou que o município terá em 2009, recursos da ordem de R$ 980 mil para investir em sinalização de trânsito. Inclusive, segundo ele, está sendo projetada também, a implantação de lombadas do tipo 1, que têm 1,5 metro de extensão, e do tipo 2, que tem 3,40 metros. “Esse dinheiro, pelas informações que temos, vai sair”, enfatizou.

A preocupação com o alto índice de infrações de trânsito foi manifestada, inclusive, pela capitã Marinilze Scomparini Guedes Furtado, comandante da 2.ª Companhia da Polícia Militar de Olímpia, em meados de dezembro de 2009.

Na oportunidade ela informava que no período entre janeiro e outubro a Polícia Militar aplicou 10 multas de trânsito por dia, em motoristas que não respeitaram as normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse período foram feitas 2.929 autuações de várias espécies a condutores de veículos motorizados.

A comandante explicava que os policiais têm desenvolvido várias operações no sentido de coibir as infrações de trânsito e, mesmo assim, as pessoas ainda abusam quando não vêem uma viatura por perto. Entre as principais infrações, segundo a capitão, estão entrar na contramão, passar no semáforo vermelho, excesso de velocidade e dirigir falando no telefone celular.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas