31 de maio | 2009

Secretário diz que semáforos não acabam com acidentes de trânsito

Compartilhe:

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, engenheiro Amaury Hernandes, afirmou que a implantação de semáforos nos principais cruzamentos da cidade não acaba com os riscos de acidentes de trânsito.

De acordo com ele, os equipamentos apenas humanizam e democratizam o sistema viário, mas não acredita que somente isso vá diminuir a quantidade de acidentes nesses locais.

“A grande maioria (dos acidentes) não é por falta de sinalização. É por imperícia do condutor. Infelizmente, a imperícia está muito acima da sinalização. Você sinaliza, dota a via de todas as condições e o acidente acontece da mesma maneira. O acidente não vai zerar nunca, porque os condutores é que são responsáveis pelo alto índice de acidentes acontecidos na cidade”, afirmou durante uma entrevista que concedeu à imprensa.

Hernandes explica que os semáforos apenas humanizam mais o trânsito: “Ele acaba democratizando a passagem. O que ocorre muito nesse cruzamento da Aurora Forti Neves com a Waldemar, que as pessoas não sabem quando cruza, quando entra, qual a hora dela entrar, até por falta de sinalização. Antes não tinha sinalização”.

No cruzamento das avenidas Aurora Forti Neves e Waldemar Lopes Ferraz os semáforos mudarão a cor a cada 35 segundos, independente do lado que venha o fluxo de veículos. Quer dizer, quando o sinal fica vermelho e fecha, abrirá 35 segundos depois, quando passará para a luz verde. Já no outro cruzamento, o tempo será de 40 segundos para a avenida Aurora Forti Neves e de 30 segundos para a rua Bernardino de Campos. “Se for o caso, vamos reajustando até chegar numa espera ideal”, diz o secretário.

Os semáforos entraram em funcionamento às 14 horas da quinta-feira, dia 28. O sistema foi acionado pelo prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho. Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos das avenidas Waldemar Lopes Ferraz e Aurora Forti Neves e nesta com Bernardino de Campos, um investimento de aproximadamente R$ 150 mil, incluindo a sinalização horizontal.

Os semáforos vão funcionar das 6 horas da manhã até à meia-noite, isso se não houver necessidade de permanecer acionado em todo o período noturno, inclusive de madrugada, com o amarelo piscante (quando o motorista deve reduzir a velocidade e cruzar com cuidado).

Mudança
Na ponte que cruza a Aurora com a Waldemar será proibido virar à esquerda, evitando que, sem local para a parada do veículo, enquanto o tráfego está liberado no outro sentido, possam acontecer congestionamentos e até acidentes. Mas, virar à direita está liberado porque, segundo explicou Amaury, “existe a ponte como fator de espera”.

“Atualmente, naquele cruzamento é possível fazer quatro conversões, vamos abolir duas, as que não tem caixa (espaço sobre a ponte) para o carro esperar, caixa é o espaço para que o carro fique, então as duas conversões da Waldemar com a Aurora, que não tem espaço, estão proibidas – as outras vão ser permitidas porque tem a ponte para aguardar o tráfego, trabalhamos com dados, o que vai acontecer é que o motorista vai trafegar um pouco mais pra voltar, isto é, na Waldemar para a conversão à esquerda para a Aurora”, explica Hernandes.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas