22 de fevereiro | 2009

Secretário diz que duas parcelas do IPTU têm que ser pagas dia 26

Compartilhe:

 

 Embora os carnês ainda não tenham chegado às casas de todos os contribuintes, o secretário de Administração e Finanças, Cleber José Cizoto (foto), afirmou à imprensa nesta semana, que não pode abrir mão de receber na quinta-feira da próxima semana, 26, as duas parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), sob risco de falta de dinheiro em caixa, inclusive para pagamento da folha de salários dos funcionários públicos municipais.

Uma das parcelas que o contribuinte está obrigado a pagar no segundo dia útil após o carnaval – o prefeito decretou ponto facultativo no município na segunda e na terça-feira por causa do carnaval – é a que teria que ser paga no dia 10 de janeiro. A outra, venceu no dia 10 de fevereiro. Os prazos foram esticados para o dia 26 por causa do atraso na confecção e, consequentemente, da entrega dos carnês.

Para justificar essa decisão – obrigar o pagamento de duas parcelas de uma vez, menos de 15 dias do vencimento da terceira parcela – Cizoto justifica que no ano de 2008 também houve atrasos e foram cobradas três parcelas no mês de março. Segundo o secretário, caso modifique a data de pagamento, não terá dinheiro para pagar os salários dos funcionários públicos do município.

Cizoto mantém a decisão inicial mesmo com possibilidade dos carnês não serem entregues, todos pelos Correios, antes da quinta-feira, prazo estipulado. "Estamos trabalhando com a possibilidade de chegarem a tempo. Os Correios devem entregar no prazo", justificou.

Por outro lado, garante que o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, não pretende mudar nada em relação ao que foi estipulado inicialmente, para ser cobrado a título de Coleta de Lixo, nos carnês do IPTU deste ano.

Como se recorda, o valor pode significar até 60% do valor total lançado nos carnês de IPTU, para os contribuintes pagarem no ano de 2009. O valor da Taxa de Coleta de Lixo passou dos R$ 0,70 por metro quadrado cobrados até no final de 2008, para R$ 1,60 a partir do dia 1.º de janeiro.

Isso faz com que, tanto o valor do IPTU propriamente dito, quanto o valor da Taxa de Combate a Incêndio, ambos cobrados junto com a Taxa de Coleta de Lixo, passem a representar menos no valor total impresso nos carnês.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas