16 de agosto | 2022

160 mil no 58º Fefol que teve repercussão nacional. Parafusos é o próximo homenageado. C. em Destaque de 2ª, 15.

Compartilhe:

PÚBLICO DE 160 MIL!
Olímpia foi o centro da cultura popular do Brasil durante 9 dias, com o renascimento do Fefol, no 58º Festival do Folclore. Segundo a prefeitura, foram 2 anos esperando pela semana mais colorida da nossa cidade, que passou num piscar de olhos. Segundo a comissão, aproximadamente 160 mil pessoas passaram pelo Recinto. Agora é esperar o próximo, de 05 a 13 de agosto de 2023, quando o Brasil volta a se ver em Olímpia, pela 59ª vez!

OLÍMPIA EM REDE NACIONAL!
Mais uma comemoração do prefeito em sua página no Facebook: “Amanhecemos com a nossa cidade e nosso folclore em destaque para todo o país. O BOM DIA BRASIL trouxe, na edição desta sexta-feira (12), uma reportagem sobre o Festival do Folclore de Olímpia, que reúne a cultura de todas as regiões brasileiras e incentiva a preservação da tradição e das manifestações populares, de geração em geração, valorizando também o trabalho das nossas escolas. A reportagem divulgou ainda a inédita parceria da Prefeitura com a Fundação Roberto Marinho, que irá nos auxiliar na valorização do acervo do Novo Museu do Folclore, de forma inovadora, atraente e interativa. Um momento de grande alegria para Olímpia, que é a Capital Nacional do Folclore, e para o nosso patrimônio cultural, que nos traz ainda mais entusiasmo para a retomada presencial do 58º FEFOL!

PARAFUSOS SERÁ O HOMENAGEADO NO 59º FEFOL!
O grupo Parafusos, cujos coordenadores (que também congregam o Ciranda de Roda da mesma cidade – Lagartos no SE) foram entrevistados no programa Cidade em Destaque de sexta-feira e depois dançaram defronte ao estúdio da rádio cidade e redação do jornal Folha da Região, será o homenageado do próximo Festival do Folclore, o 59º.
PARAFUSOS
A lenda dos parafusos conta que os escravos, para fugirem da vida de opressão, armaram um plano de fuga para utilizar em noites de lua cheia. Ao saírem em busca de alimentos encontravam as anáguas das sinhás estendidas nos quaradouros (era costume na época as sinhás e sinhazinhas usarem anáguas – moda francesa). Elas eram estendidas à noite para alvejarem durante o sereno.
Eles se arriscavam com o plano de furtar as anáguas e colocavam umas sobre as outras até cobrirem o pescoço e fugiam. As pessoas que os avistavam tinham medo porque eles, com um troço na cabeça e o rosto pintado, pareciam com alma sem cabeça. Assim conseguiram fugir até os quilombos.
Essa prática se deu por muito tempo, até que foram libertos e passaram a sair pelas ruas da cidade de Lagarto rodopiando e fazendo alaridos, comemorando a liberdade. Há mais de um século o grupo existe e vem, ao longo do tempo, mantendo viva essa história de luta e vitória.
Tem participado de grandes eventos culturais de todo o país, como o Festival de Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul; o Fefosol, em quinta do Sol, no Paraná; e Fefol de Olímpia onde participa desde as primeiras edições.
O grupo é patrimônio cultural do município de Lagarto e do Estado do Sergipe.

PARA SALVAR OS MACACOS!
Prefeitura de Rio Preto vai mapear locais com maior concentração de primatas. Objetivo é protegê-los, principalmente depois dos casos recentes de agressão e intoxicação; animais podem ser vistos em pelo menos 15 pontos

PALESTRA SOBRE TRABALHO/SINDICATOS
A OAB de Olímpia, através de seu presidente Danilo Eduardo Melotti, com o objetivo de aproximar a sociedade civil da advocacia, através da prestação gratuita de informações jurídicas de grande relevância, vem
convidar todos os dirigentes sindicais, assessores, advogados, e demais interessados, para, no dia 15 de agosto de 2022, às 19h, na Casa do Advogado de Olímpia, participar de um dos maiores debates acerca da Reforma Trabalhista e a Sobrevivência dos Sindicatos
nos últimos 05 anos.

POLÍCIA!
– Mulher afirma que bateu carro e derruba poste na Cohab III por estar discutindo com o marido.
– Polícia registra caso de drogas dentro do Recinto do Folclore.

– Mande seu vídeo, sua mensagem de voz, ou escreva sua reclamação pelo nosso WhatsApp 17 996564897.

– Pergunte que a gente responde. Se a gente não tiver conhecimento, pesquisa e tenta entender junto com você. Vamos discutir a vida. Vamos refletir juntos.

– Cidade em Destaque, com o jornalista José Antônio Arantes e sua tromba, Bruna Silva Arantes Savegnago, pelos 98,7 MHz da Rádio Cidade, pelo site www.ifolha.temmais.com e pelas redes sociais em https://www.facebook.com/siteifolha/live_videos/ no Facebook, e no endereço https://www.youtube.com/siteifolha pelo Youtube.

– Clique em SEGUIR no Face e se inscreva no nosso canal no Youtube. Nos dois, busque por siteifolha.

– Para ouvir a rádio na internet você pode acessar o site iFolha em www.ifolha.temmais.com e acionar o player no topo da página, ou através do app Rádios.com.
Ou pode baixar o App da rádio na Play Store. Basta procurar por Rádio Cidade Olímpia e baixar o aplicativo no seu celular.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas