26 de fevereiro | 2008

Seccional propõe transferência de delegado de Guaraci

Compartilhe:

O delegado João Osinski Júnior, da delegacia Seccional de Polícia de Barretos, confirmou na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, que propôs a transferência do delegado Mário Renato Depieri Micheli, titular da delegacia de Guaraci, para a Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Olímpia.

Depieri Micheli, como se sabe, é investigado por abuso de autoridade e por peculato pela Corregedoria da Polícia Civil e foi denunciado pelo Ministério Público.

No entanto, o remanejamento não pára por aí. Além da transferência de Mário Renato Depieri Michelli, no todo podem ocorrer ainda, as mudanças de seis delegados.

Caso confirmadas, as mudanças incluem o diretor titular da Ciretran de Barretos, João Brocanello Neto, que deve assumir como delegado titular da Delegacia de Olímpia. O atual, Leonardo Isper Nassif Balbim, deverá ser guindado ao posto de delegado assistente da Delegacia Seccional de Barretos.

No município de Olímpia, as mudanças propostas mexem com a delegada Maria Teresa Vendaramel, titular da Ciretran, que Osinski pretende colocar na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Já a atual titular da DDM, Débora Cristina Abdalla Nóbrega, deve ir para a Delegacia de Polícia de Guaraci, no lugar de Mário Renato, que assumiria a Ciretran de Olímpia.

O seccional propõe ainda que o atual delegado-assistente Júlio César Cardoso, assuma a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), também de Barretos. E que o delegado Antonio Augusto de Miranda, que estava na DIG, vá para a Ciretran daquela cidade.

“É bom frisar que são apenas propostas ao delegado-geral Maurício Lemos Freire. Se ele concordar, as mudanças serão autorizadas até o final da semana”, afirmou o seccional ao Diário da Região.

Peculato
No caso do peculato, em que está envolvido o delegado de Guaraci, a justiça da comarca de Olímpia, à qual pertence Guaraci, recebeu a denúncia e marcou o interrogatório do delegado para o próximo dia 22 de abril.

O seccional de Barretos defende o delegado de Guaraci, mas mesmo assim, diz que vai mexer no quadro. “Por causa de algumas pessoas que agem com intenção de desmoralizar a autoridade, estou remanejando mais da metade dos meus delegados”, afirmou Osinski Júnior.

O seccional não dá detalhes sobre quem estaria agindo “com intenção de desmoralizar a autoridade”, mas se refere, sem citar nome, a um “ex-prefeito que foi cassado” e que, a seu ver, teria provocado a denúncia que levou o delegado de Guaraci a ser investigado por peculato.

Depieri Michelli é acusado de vender bicicletas apreendidas e doar o dinheiro sem autorização da justiça. “O delegado vendeu duas bicicletas e doou o dinheiro para o asilo dos velhos. Um crime hediondo”, ironiza o seccional.

“Sou professor de direito penal de três faculdades e fiquei pasmo com essa situação porque estou desaprendendo tudo o que aprendi na faculdade e que ensino aos meus alunos. Como o caso está na Justiça, não vou entrar no mérito, mas não posso permitir que a Polícia perca a autoridade por fatos dessa natureza”, afirmou.

Em relação às apurações de irregularidades do delegado Mário Renato Depieri Michelli pela Corregedoria de Polícia e pelo Ministério Público, Osinski Júnior disse que os fatos estão sub judice e que a Corregedoria é um órgão autônomo. “Não tenho nada com isso, e não posso me manifestar”, disse.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas