22 de junho | 2008

Rotatória pode ser a única inauguração do Padroeiro

Compartilhe:

 

 O que poderia ser a primeira de várias, a inauguração da Rotatória Takakichi Takahashi foi a única inauguração, pelo menos é o que foi divulgado até o final da tarde desta sexta-feira, dia 20, a ser destacada na passagem do Dia do Padroeiro. A cerimônia aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 18, e por coincidência de data, marcou também a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Takakichi Takahashi, mais conhecido por Alfredo Takahashi, dá nome à rotatória construída no cruzamento das avenidas Constitucionalistas de 32 e Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, com recursos do governo federal, liberado através do deputado federal Ricardo Izzar.

No local foi construído um ideograma ou Tori em homenagem à colônia japonesa de Olímpia, constituída por 37 famílias, cujos nomes estão inseridos fortemente na história do município. Takakishi, por exemplo, nascido em Nagano, Japão, em 24 de dezembro de 1913, veio para o Brasil na década de 30 se estabelecendo numa fazenda da região de Ribeirão Preto.

De lá veio para Olímpia onde adquiriu uma chácara e, depois, já por volta de 1937, se estabeleceu com um pequeno empreendimento comercial nas imediações da Praça Valdomiro Graça, também chamada por Nossa Senhora Aparecida e, em seguida, mudou-se para a esquina da rua São João com a Nove de Julho.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas