27 de julho | 2008

PSDB pede interdição do jornalismo da Menina AM

Compartilhe:

 

Um dos partidos que compõem a Coligação "Renovação Já", que abriga as candidaturas do vereador Eugênio José Zuliani para prefeito e do advogado Luiz Gustavo Pimenta a vice-prefeito, representou à juíza da 80.ª zona eleitoral – comarca de Olímpia – pedindo a interdição de toda a programação jornalística da rádio Menina AM, representada pelo seu procurador Alessandro Marchioli e seu proprietário Silvio Roberto Bibi Mathias Netto.

Isso, pelo menos, é o que consta da representação eleitoral assinada pelo delegado do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), comerciante Mauro Pimenta, na qual faz menção a possível favorecimento aos candidatos José Augusto Zambom Delamanha e Izabel Cristinna Reale Thereza, a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, pela Coligação "Integração", cuja cópia esta Folha teve acesso na tarde de ontem.

"Desta feita, resta a INTERDIÇÃO da programação jornalística da mesma no período eleitoral, medida que se impõem no período eleitoral, medida que se impõe, com respectiva retirada do ar de seus programas até a data de 05 de outubro de 2008, providência esta que equilibrará o pleito eleitoral e não trará privilégio à nenhuma, pois os ora representados são tendenciosos e mal informados sobre as regras político/eleitorais do pleito 2008, merecendo o rigor da Lei ante suas atitudes impensadas e irresponsáveis", consta em trecho da representação.

Privilégio

 O possível tratamento privilegiado aos candidatos teria acontecido no sábado, dia 19 de julho, no horário das 9h45 e 9h58, quando os apresentadores, Márcio Matheus (foto à direita) e Júlio César Faria (foto abaixo), respectivamente, teriam "transgredido de forma explícita o disposto na legislação eleitoral".

Continua a representação: "mais especificamente o que dispõe: artigo 21 – inciso IV, da resolução 22.718 do TSE; artigo 45, III da Lei 9.504/97 e item 3, inciso IV, de 01 de julho de 2008, da Resolução TSE n.º 22.579.

 Em outro trecho da representação consta: "Como se isto não bastasse, os citados locutores, "desprestigiaram" com palavras pouco educadas a figura e a conduta do representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. José Márcio Rosseto Leite, com assertivas infelizes que além de depor contra a conduta como Promotor Público da Comarca, também induzem à ilações sem qualquer suporte fático ou legal, beirando às raias da difamação e calúnia, o que deverá ser apurado em sede de documentos e degravações que seguem em anexo, para a devida tipificação".

Num dos trechos degravados consta: "é … alguns trechos que a gente ouviu é um pouco preocupante, né? Porque é difícil acreditar que o promotor tenha dito que certo candidato é imoral, é irrecomendável à população, como ele disse aí de nosso candidato a prefeito, de Olímpia, o dr. Pituca, e também da vice, Cristina Reale".

A partir dessa descrição, a representação cita: "resta claro e nítido que há "estreita" ligação da Rádio ora representada com o candidato a Prefeito "dr. Pituca", integrante da coligação "Integração", o que contraria a legislação eleitoral".

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas