11 de janeiro | 2015

Prodem fala em mais semáforos para melhorar o trânsito central

Compartilhe:

O diretor presidente da em­­presa pública Prodem (Pro­­­­gresso e Desenvolvi­men­to Municipal), Amaury Her­nandes, entende que parar mais o trânsito com a implantações de mais semáforos vai melhorar a fluidez do trânsito da cidade e acabar com os constantes congestionamento que normalmente são vistos, em quaisquer dias da semana, na região central, principalmente na Rua Davi­d de Oliveira, no trecho da Praça Rui Barbosa.

“Para dar uma arrumada, um dos itens é a instalação de mais semáforos para tentar ganhar alguma fluidez. Outro, eu sei que é complicado para o comércio como um todo, mas é acabar fazendo estacionamentos de um lado. Ai, nós vamos ter duas faixas para transitar com a possibilidade de dois veículos estarem juntos, lado a lado”, explicou.

Essa ideia já foi testada nos dois cruzamentos dotados de semáforos na região central: “Quem sai da São João e entra na David de Oliveira já entra sem problemas porque criamos uma sinalização com cones. Agora vão ser instalados tachões para o motorista já entrar direto e quem estiver descendo o fará pela esquerda até o semáforo”.

Mas algum problema deverá ocorrer na David de Oliveira para o motorista que chegar ao semáforo e pretender virar à direita: “no próprio semáforo, quem vai virar à direita, na Coronel, já estará delimitado para virar à direita. E quem segue reto seguirá à esquerda. São algumas alterações para ganharmos alguma fluidez”.

PROBLEMAS CRÔNICOS

De acordo com o que ele divulgou à imprensa local, uma medida já foi adotada, mas, pelo menos o que se pode entender ainda não considerada suficiente para solucionar es­se problema que pode já ser considerado crônico.

O diretor diz que acelerou a sincronização dos semáforos dos cruzamentos da Rua São João com a Rua 9 de Julho e da Coronel Francisco Nogueira com a Rua David de Oliveira. Mas provavelmente por não ter sido suficiente, estuda proibir o estacionamento em um dos lados dessas ruas.

“Nós já projetamos algumas alterações, fizemos algumas mu­danças pequenas, mas são várias as hipóteses. A primeira é introduzir algumas alterações para dar uma melhorada no fluxo porque o grande problema que está ocorrendo é que a quantidade de veículos que hoje transita no centro da cidade é muito acima da capacidade de nossas vias”, explicou.

O entupimento das principais artérias, de acordo com Hernandes está ligado à largura das ruas: “nós temos vi­as estreitas que tem estacionamento dos dois lados. Conse­quentemente, na maioria das vias não cabem dois carros transitando, mas apenas um. Então, fica uma fila indiana e não tem como melhorar isso”.

Mas o próprio diretor de trân­sito reconhece que a situação do sistema está incomodando os usuários, mas culpa a quantidade de veículos. “Que o trânsito está complicado em Olímpia em função da demanda de veículos na cidade, isso está”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas