25 de junho | 2018

Prodem começa a instalação de novos semáforos na cidade

Compartilhe:

Com a finalidade de aumentar a segurança no trânsito do município da Estância Turística de Olímpia, a empresa mista Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal) iniciou nesta semana a instalação de novos semáforos nas ruas e avenidas da cidade. A ação faz parte do projeto, implantado pelo prefeito Fernando Cunha, que consiste na instalação desses dispositivos em oito cruzamentos estratégicos da cidade.

A instalação teve início pelo cruzamento da Rua Síria com a Rua David de Oliveira. Nesta primeira etapa estão sendo instaladas as colunas e realizada toda a infraestru­tura elétrica.

Em alguns casos, a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura tem solicitado a compreensão da população, pois algumas ruas poderão sofrer breves interdições.

Os primeiros pontos que receberão as colunas são:

Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua David de Oliveira; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua Bernardino de Campos; Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Américo Brasiliense; Avenida Cinquentenário do Folclore com a Avenida Alberto Oberg e Avenida Deputado Dr. Waldemar Lopes Ferraz com a Rua São João.

O serviço está sendo executado pela JSM Engenharia e Sinalização Eireli, de Junqueirópolis-SP, vencedora da licitação. Já outros dois pontos, Avenida Mário Vieira Marcondes com a Avenida Waldemar Lopes Ferraz e Avenida José Rodrigues da Silva com a Avenida Andrade e Silva, precisarão de intervenções de obras, ou seja, os canteiros centrais serão adequados para receberem as colunas e instalações elétricas.

Após a instalação das colunas, será a vez de instalar os semáforos e finalizar a ligação elétrica. De acordo com o diretor-presidente da Prodem, Leandro Pierin Gallina, depois de instalados, caberá a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz a ligação elétrica. “A CPFL é quem tem autonomia para fazer a ligação de média tensão para o padrão necessário para os semáforos. Os projetos já foram protocolados na companhia e estamos cobrando para que a ligação seja feita o mais rápido possível”, disse.

Para a instalação dos semáforos, o investimento inicial previsto era de R$ 516.024,44, viabilizado por meio de um convênio com o Detran-SP, pelo Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No entanto, a empresa venceu o processo licitatório pelo valor de R$ 185.000,00.

Com isso, a divisão de Captação de Recursos da secretaria de Gestão e Planejamento está analisando com o Estado a possibilidade de reprogramar a diferença do montante para aplicar em outras obras viárias do município.

Uma próxima etapa será a implantação de duas faixas elevadas para travessia de pedestres na Avenida Dr. Waldemar Lopes Ferraz, no trecho entre a Av. dos Olimpienses e a Rua Washington Luiz, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O convênio com o Estado também prevê uma Campanha Educacional de Segurança no Trânsito que está sendo preparada e será desenvolvida com alunos da rede e a população em geral.

“O fluxo de veículos e pedestres tem crescido significativamente no município, não só pela população em si como pelo fluxo itinerante de turistas, que intensificam o trânsito da cidade, por isso elencamos os pontos de maior necessidade com o auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os novos semáforos serão fundamentais tanto para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, como também organizar o fluxo de veículos. A cada ano o município tem um crescimento médio de mil novos veículos transitando pelas ruas”, afirmou o prefeito Fer­nando Cunha.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas